| dc.contributor.advisor | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| dc.contributor.author | Silva, Jéssica Moraes da | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-09T18:39:53Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1791 | |
| dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista é muito complexo e apresenta suas características já nos primeiros anos de vida, sendo assim é essencial que tanto os pais, quanto os professores que irão receber crianças que apresentam traços de autismo tenham conhecimento e propriedade sobre o mesmo. Essa pesquisa traz como objetivo geral compreender como ocorreu a interação social de uma criança autista no cotidiano da escola. E dividiu-se em três objetivos específicos: - estudar sobre o espectro autismo; - verificar o que as pesquisas acadêmico-científicas estão discutindo acerca das interações sociais de crianças com espectro autismo no cotidiano escolar; - conhecer a história de um aluno com espectro autismo a partir do olhar da inclusão social na escola. Utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa de tipo estudo de caso. O caso estudado foi um menino de três anos e meio, residente do município de Santo Antônio das Missões, que frequenta a educação infantil, a mãe dele que foi fundamental na entrevista, levando em conta que ele não se comunica e uma professora da APAE do município que acompanhou a inclusão social desse aluno na escola. Os resultados mostram que tanto para a família e para a professora o conhecimento sobre o autismo, as preferências e gostos, respeito ao tempo e principalmente paciência foram e são fundamentais para a sua inclusão social. A pesquisa mostrou a realidade da inclusão social de um aluno com espectro autismo na educação infantil e o quão importante é conhecer sobre a deficiência a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão social. | |
| dc.language.iso | 210908s2021####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | |
| dc.title | Aprendendo com um menino autista: um estudo de caso | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376 |