O transtorno do espectro autista é muito complexo e apresenta suas características
já nos primeiros anos de vida, sendo assim é essencial que tanto os pais, quanto os
professores que irão receber crianças que apresentam traços de autismo tenham
conhecimento e propriedade sobre o mesmo. Essa pesquisa traz como objetivo
geral compreender como ocorreu a interação social de uma criança autista no
cotidiano da escola. E dividiu-se em três objetivos específicos: - estudar sobre o
espectro autismo; - verificar o que as pesquisas acadêmico-científicas estão
discutindo acerca das interações sociais de crianças com espectro autismo no
cotidiano escolar; - conhecer a história de um aluno com espectro autismo a partir do
olhar da inclusão social na escola. Utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa
de tipo estudo de caso. O caso estudado foi um menino de três anos e meio,
residente do município de Santo Antônio das Missões, que frequenta a educação
infantil, a mãe dele que foi fundamental na entrevista, levando em conta que ele não
se comunica e uma professora da APAE do município que acompanhou a inclusão
social desse aluno na escola. Os resultados mostram que tanto para a família e para
a professora o conhecimento sobre o autismo, as preferências e gostos, respeito ao
tempo e principalmente paciência foram e são fundamentais para a sua inclusão
social. A pesquisa mostrou a realidade da inclusão social de um aluno com espectro
autismo na educação infantil e o quão importante é conhecer sobre a deficiência a
fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão social.