O presente Trabalho de Conclusão de curso buscou refletir sobre como proceder em
relação ao racismo no cotidiano escolar, a fim de discutir a relação existente entre
racismo, emoção e cotidiano escolar com uma única finalidade que é a de ampliar o
debate sobre educação e relações étnico-raciais. Como problema de pesquisa
buscou responder a seguinte questão: que compreensão as professoras da rede de
ensino pública, privada e os professores em formação de São Luiz Gonzaga
constituem sobre o racismo na escola contemporânea? Neste sentido a pesquisa
tem como objetivo geral entender como os professores das redes de ensino de São
Luiz Gonzaga, compreendem o racismo presente na escola contemporânea e como
objetivos específicos, analisar as compreensões de professores sobre o racismo
presente nas escolas; pesquisar os elementos em relação a superação deste e
propor reflexões sobre o tema racismo presente no cotidiano das escolas
contemporâneas. A pesquisa foi desenvolvida no curso de Pedagogia, na unidade
da UERGS em São Luiz Gonzaga. A metodologia utilizada para a realização desse
estudo, está pautada na pesquisa qualitativa de cunho exploratório, bibliográfico e
de campo e como instrumento tem a entrevista semiestruturada, que visa uma
aproximação maior, buscando a opinião e argumentos próprios das pessoas
pesquisadas. Fizeram parte da pesquisa os professores da rede pública, privada de
ensino e os professores em formação de São Luiz Gonzaga. A análise ocorreu de
forma descritiva com triangulação dos dados, referenciais teóricos, bem como
impressões do pesquisador. Os resultados mostraram que o racismo precisa
urgentemente ser trabalhado, não só nos âmbitos escolares, mas em todos os
outros âmbitos.