Essa pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia da Uergs, e tem como tema o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de professores. Traz como objetivo geral: contextualizar o Pibid acerca de sua atuação na formação inicial de professores na UERGS. E como objetivos específicos: - descrever a história do PIBID/Uergs; - mapear as produções acadêmico-científicas produzidas pelo Pibid/Uergs; - verificar o impacto do Pibid na formação inicial de professores dos Cursos de Licenciatura da Uergs; - contextualizar a vivência no Pibid sob as lentes de uma pibidiana. Como abordagem de pesquisa de abordagem seguiu a abordagem qualitativa, seguindo os caminhos da pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira etapa compreendeu a busca das produções acadêmico-científicas do Pibid/uUergs em site, livros, e-book, anais dos eventos institucionais, se constituindo essa etapa como análise documental. A segunda etapa compreendeu a coleta de dados junto aos bolsistas pibidianos de iniciação à docência (ID) que fizeram parte do programa pertencentes ao Núcleo São Luiz Gonzaga sendo um total de 4 pibidianos, os 2 Coordenadores Institucionais do Programa e os 10 Coordenadores de Área. O instrumento de pesquisa destinado aos bolsistas ID foi uma roda de conversa realizada na plataforma digital google meeting. E com os Coordenadores de Área e Institucional um questionário com 5 perguntas abertas. A análise de dados foi qualitativa. Os resultados troxeram na visão dos bolsistas de ID a importância do Pibid durante a formação inicial, e para os Coordenadores de Área e Institucional o Pibid é um programa que qualifica a formação inicial de professores na Uergs, aproximando a teória da prática. O Pibid é um programa na Uergs que veio para constribuir com a formação de futuros professores na condução de sua docência.