REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Gêneros textuais em sala de aula e o desenvolvimento da competência comunicativa nos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Azambuja, Laura Balensiefer
dc.date.accessioned 2021-10-08T12:12:22Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1797
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso resultou das vivências do Estágio II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem como objetivo geral perceber como o trabalho com gêneros textuais pode contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada nesta pesquisa é qualitativa e caracterizam-se como uma pesquisa-ação, com um viés etnográfico, cuja reflexão foi realizada a partir das atividades de observação, intervenção em sala de aula e análise da prática apresentada nos registros do diário de campo da prática de docência no Ensino Fundamental, por intermédio do Estágio II, na EMEF Padre Augusto Preussler, no Município de São Luiz Gonzaga, RS, com o tema “Leitura e escrita a partir de diferentes gêneros textuais”, que se centrou nas ações pedagógicas de cunho formativo dos alunos na perspectiva da leitura e escrita. A hipótese que suleou este trabalho foi a de que trabalho com a leitura e a escrita a partir de gêneros textuais pode contribuir para o desenvolvimento do letramento dos alunos. Os resultados deixaram evidentes que o uso dos gêneros textuais é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa e desenvolvimento da competência comunicativa, para que tenhamos na sociedade alunos críticos e participativos.
dc.language.iso 211001s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.subject Letramento
dc.subject Gêneros textuais
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Gêneros textuais em sala de aula e o desenvolvimento da competência comunicativa nos anos iniciais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples