Este Trabalho de Conclusão de Curso resultou das vivências do Estágio II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem como objetivo geral perceber como o trabalho com gêneros textuais pode contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada nesta pesquisa é qualitativa e caracterizam-se como uma pesquisa-ação, com um viés etnográfico, cuja reflexão foi realizada a partir das atividades de observação, intervenção em sala de aula e análise da prática apresentada nos registros do diário de campo da prática de docência no Ensino Fundamental, por intermédio do Estágio II, na EMEF Padre Augusto Preussler, no Município de São Luiz Gonzaga, RS, com o tema “Leitura e escrita a partir de diferentes gêneros textuais”, que se centrou nas ações pedagógicas de cunho formativo dos alunos na perspectiva da leitura e escrita. A hipótese que suleou este trabalho foi a de que trabalho com a leitura e a escrita a partir de gêneros textuais pode contribuir para o desenvolvimento do letramento dos alunos. Os resultados deixaram evidentes que o uso dos gêneros textuais é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa e desenvolvimento da competência comunicativa, para que tenhamos na sociedade alunos críticos e participativos.