REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

“Existe um lugar, onde tudo é muito lindo! Quem conta encanta, quem ouve se encanta. Quer conhecer? Vem comigo!”: análise da importância dos contos de fadas na Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author França, Eliézar Benaia Machado
dc.date.accessioned 2021-10-14T17:48:55Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1798
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso resultou da curiosidade de descobrir que concepções têm os professores da Educação infantil, em relação aos contos de fadas em sua prática pedagógica? Nesse sentido, teve como objetivo geral compreender a importância dos Contos de fadas na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil de São Luiz Gonzaga. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, de caráter exploratória, explicativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, criado no Google Formulários, com questões fechadas e abertas. Os resultados coletados foram catalogados em uma tabela de dados dos sujeitos da pesquisa e selecionados para serem analisados de acordo com os objetivos específicos apresentados neste trabalho. Os dados coletados foram analisados de acordo com a percepção da pesquisadora e do olhar dos autores que fundamentam esta pesquisa. Sendo eles: Bruno Bettelheim Fanny Abramovich, Nelly Coelho, Betty Coelho. Assim, os resultados nos mostram que as professoras entrevistadas acreditam que para uma boa aprendizagem da criança o trabalho com contos de fadas deve ocorrer com frequência e de forma lúdica e prazerosa, possibilitando dessa forma êxito em suas práticas. Além disso, constatou-se que eles são fundamentais, pois contribuem com o desenvolvimento intelectual, a imaginação e a criatividade, despertando prazer nas crianças em ouvir histórias e proporcionando uma aprendizagem significativa. Por fim, enfatiza-se por meio desta pesquisa a certeza de que realmente faz-se necessário criar uma metodologia, por meio da qual se utilize os contos de fadas como “gatilho” para as demais atividades que se pretenda realizar, para que haja prazer na troca de conhecimentos e aprendizagens entre professor/aluno.
dc.language.iso 211001s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Contos de fadas
dc.subject Prática pedagógica
dc.subject Lúdico
dc.title “Existe um lugar, onde tudo é muito lindo! Quem conta encanta, quem ouve se encanta. Quer conhecer? Vem comigo!”: análise da importância dos contos de fadas na Educação Infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M159.922.72


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples