“Existe um lugar, onde tudo é muito lindo! Quem conta encanta, quem ouve se encanta. Quer conhecer? Vem comigo!”: análise da importância dos contos de fadas na Educação Infantil
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“Existe um lugar, onde tudo é muito lindo! Quem conta encanta, quem ouve se encanta. Quer conhecer? Vem comigo!”: análise da importância dos contos de fadas na Educação Infantil
Este Trabalho de Conclusão de Curso resultou da curiosidade de descobrir que concepções têm os professores da Educação infantil, em relação aos contos de fadas em sua prática pedagógica? Nesse sentido, teve como objetivo geral compreender a importância dos Contos de fadas na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil de São Luiz Gonzaga. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, de caráter exploratória, explicativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, criado no Google Formulários, com questões fechadas e abertas. Os resultados coletados foram catalogados em uma tabela de dados dos sujeitos da pesquisa e selecionados para serem analisados de acordo com os objetivos específicos apresentados neste trabalho. Os dados coletados foram analisados de acordo com a percepção da pesquisadora e do olhar dos autores que fundamentam esta pesquisa. Sendo eles: Bruno Bettelheim Fanny Abramovich, Nelly Coelho, Betty Coelho. Assim, os resultados nos mostram que as professoras entrevistadas acreditam que para uma boa aprendizagem da criança o trabalho com contos de fadas deve ocorrer com frequência e de forma lúdica e prazerosa, possibilitando dessa forma êxito em suas práticas. Além disso, constatou-se que eles são fundamentais, pois contribuem com o desenvolvimento intelectual, a imaginação e a criatividade, despertando prazer nas crianças em ouvir histórias e proporcionando uma aprendizagem significativa. Por fim, enfatiza-se por meio desta pesquisa a certeza de que realmente faz-se necessário criar uma metodologia, por meio da qual se utilize os contos de fadas como “gatilho” para as demais atividades que se pretenda realizar, para que haja prazer na troca de conhecimentos e aprendizagens entre professor/aluno.