REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Diagnóstico estratégico: um estudo de caso utilizando a matriz swot

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pörsch, Márcia Regina Maboni Hoppen
dc.contributor.author Bianchi, Marianne
dc.date.accessioned 2021-10-14T17:51:25Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1799
dc.description.abstract Todas as organizações passam por mudanças e evoluções ao longo de sua trajetória, por este fato as condições internas e externas precisam estar em harmonia. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais forças e fraquezas no ambiente interno e também identificar as principais oportunidades e ameaças do ambiente externo de uma organização localizada na cidade de Sananduva – Rio Grande do Sul, sugerindo ações estratégicas proporcionando melhorias para a empresa. Foram realizadas entrevistas para os gestores, funcionários e clientes, buscando a finalidade de apresentar uma visão geral da organização, seus pontos fracos e fortes, proporcionando sugestões e ideias futuras. Da mesma forma foi convidado para participar da entrevista um cliente, que já tivera contato com a empresa, podendo analisar seu ponto de vista em relação a mesma. Nesta primeira etapa da entrevista foram aplicadas perguntas aos gestores abordando assuntos do ambiente interno e externo que fazem parte da realidade da organização. Após este, foram aplicados questionários aos colaboradores, buscando interpretar o ponto de vista de cada um, identificando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Por último foram aplicados os questionários aos clientes, também com o objetivo de entender seu ponto de vista em relação ao mercado. A partir do levantamento das informações foi identificada a matriz SWOT, indicando ações estratégicas para a empresa com finalidade de manter seus pontos fortes que fazem parte das forças e oportunidades, bem como sugestões para minimizar as ameaças e transformar suas fraquezas. Destaca-se que o planejamento estratégico e a matriz SWOT são ferramentas com grande importância para uma gestão de qualidade. São recursos que possibilitam a construção de um diagnóstico da realidade e a identificação de elementos que auxiliam na formulação de estratégias e objetivos, auxiliando as organizações a enfrentar seus desafios e buscarem maior desenvolvimento e fortalecimento do mercado que atuam.
dc.language.iso 211001s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Análise Swot
dc.subject Planejamento estratégico
dc.subject Estudo de caso
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Diagnóstico estratégico: um estudo de caso utilizando a matriz swot
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.012.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples