Resumo:
Nas últimas décadas do século XX, a partir da perspectiva da nova musicologia, os
valores até então vigentes do discurso hegemônico, começam a ser questionados. O
cânone da música ocidental torna-se centro das discussões de pesquisadoras e
pesquisadores, de modo que, as culturas e narrativas isoladas na margem da
estrutura patriarcal são, paulatinamente, objetos de pesquisas. Neste contexto, os
estudos de música e gênero tornam-se emergentes no Brasil, sobretudo nos anos
2000, e é a partir desses estudos que está presente monografia dialoga.
Considerando isto, alguns questionamentos se apresentam: Quais grupos de
pesquisa investigam sobre a temática de Música e Gênero no Brasil? O que esses
grupos têm investigado? Qual a contribuição desse campo de estudo para a Educação
Musical? Deste modo, objetivou investigar as produções científicas realizadas por
grupos de pesquisa que transversalizam as temáticas de música e gênero, além de,
analisar as contribuições desses estudos para a área de educação musical. No que
diz respeito à metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, a pesquisa
bibliográfica como método, a pesquisa via Internet como técnica para coleta dos dados
e, tratando-se da análise dos dados, estes foram realizados a partir da análise de
conteúdo. O referencial teórico foi estruturado nas perspectivas de gênero, da
educação e da educação musical. Para tanto as contribuições de Scott (1990); hooks
(1994); Kramer (2000) e Green (2000) foram essenciais para essa pesquisa. À vista
disso, pretende-se que esta investigação possa contribuir para a educação musical
considerando-se que, embora exista uma crescente significativa nos estudos de
música e gênero no Brasil, é observado que isto não reverbera tanto no ensino de
música. Nesse sentido, ao considerar que a estrutura hegemônica, masculina, branca
e ocidental tem sua manutenção legitimada também nos planejamentos de educação
musical, os estudos de música e gênero se desvelam como novos caminhos,
inclusive, para a formação de professoras e professores.