REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os estudos de música e gênero: uma investigação a partir dos grupos de pesquisa

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Paiva, Camila de Luna
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.description.abstract Nas últimas décadas do século XX, a partir da perspectiva da nova musicologia, os valores até então vigentes do discurso hegemônico, começam a ser questionados. O cânone da música ocidental torna-se centro das discussões de pesquisadoras e pesquisadores, de modo que, as culturas e narrativas isoladas na margem da estrutura patriarcal são, paulatinamente, objetos de pesquisas. Neste contexto, os estudos de música e gênero tornam-se emergentes no Brasil, sobretudo nos anos 2000, e é a partir desses estudos que está presente monografia dialoga. Considerando isto, alguns questionamentos se apresentam: Quais grupos de pesquisa investigam sobre a temática de Música e Gênero no Brasil? O que esses grupos têm investigado? Qual a contribuição desse campo de estudo para a Educação Musical? Deste modo, objetivou investigar as produções científicas realizadas por grupos de pesquisa que transversalizam as temáticas de música e gênero, além de, analisar as contribuições desses estudos para a área de educação musical. No que diz respeito à metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica como método, a pesquisa via Internet como técnica para coleta dos dados e, tratando-se da análise dos dados, estes foram realizados a partir da análise de conteúdo. O referencial teórico foi estruturado nas perspectivas de gênero, da educação e da educação musical. Para tanto as contribuições de Scott (1990); hooks (1994); Kramer (2000) e Green (2000) foram essenciais para essa pesquisa. À vista disso, pretende-se que esta investigação possa contribuir para a educação musical considerando-se que, embora exista uma crescente significativa nos estudos de música e gênero no Brasil, é observado que isto não reverbera tanto no ensino de música. Nesse sentido, ao considerar que a estrutura hegemônica, masculina, branca e ocidental tem sua manutenção legitimada também nos planejamentos de educação musical, os estudos de música e gênero se desvelam como novos caminhos, inclusive, para a formação de professoras e professores.
dc.language.iso 210426s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Música
dc.subject Gênero
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação musical
dc.subject Mulheres - Musica
dc.title Os estudos de música e gênero: uma investigação a partir dos grupos de pesquisa
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78


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