Esta monografia È resultado de uma pesquisa poÈtica intitulada, ìProcesso
gambiolÛgico para produÁ„o de m·quinas de barulhoî. Inicialmente ser· apresentado
um apanhado geral sobre o processo de criaÁ„o na relaÁ„o entre os sons do ruÌdo e
as Artes Visuais. Em seguida, ser„o apresentadas as referÍncias de embasamento,
tanto teÛrico quanto imagÈtico. No campo teÛrico s„o traÁadas relaÁıes com a
RevoluÁ„o Industrial, o Futurismo, o DadaÌsmo, a Arte CinÈtica, o NeodadaÌsmo.
Estudiosos como, Lucia Santaella atravÈs do conceito referente a diferenciaÁ„o entre
m·quina e ferramenta, o poeta Manoel de Barros e sua importante imaginaÁ„o
criadora e o compositor John Cage e seu conceito de ausÍncia de sons. AlÈm disso,
s„o abordados conceitos como ruÌdo visual, os diferentes tipos de sons e a ciÍncia da
gambiarra. No campo das imagens, os trabalhos do grupo Chelpa Ferro, da Escola
Caseira de InvenÁıes e da artista Carina Levitan e os GambiÛlogos, s„o as referÍncias
de maior relev‚ncia. Como consideraÁıes finais, apresentam-se imagens do processo
de criaÁ„o, desenvolvimento e montagem da m·quina de barulho denominada
GeringonÁa Sonora. Sendo este um trabalho sonoro-visual, È possÌvel identificar uma
relaÁ„o de equilÌbrio quanto ao movimento de transiÁ„o entre diferentes ·reas das
artes, levando em consideraÁ„o que aqui se apresenta uma pesquisa em PoÈticas
Visuais.