REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação musical e o transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica de publicações nacionais desde 2012

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dc.contributor.advisor Keenan Junior, Daltro
dc.contributor.author Rosa, Nicole de Oliveira da
dc.date.accessioned 2021-11-29T18:47:54Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1830
dc.description.abstract A atuação da música com autistas ainda é vista por parte das pessoas somente como uso terápico para melhora da qualidade de vida e da comunicação, sendo que há estudos que mostram que a Educação Musical também auxilia nesses processos, além é claro, no desenvolvimento musical. Portanto, pensando sobre esses estudos que relacionam a Educação Musical e o autismo, a autora desta pesquisa promoveu a seguinte questão: O que se tem publicado sobre Música e Autismo nos últimos 10 (dez) anos? Assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento de publicações nacionais referentes a esse tema no período entre 2012 a 2020. Para tanto esta pesquisa caracterizou-se pelo uso da abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, como critério de coleta, foi pesquisado somente materiais online, por conta de todo o processo de pandemia que inviabilizou a visitação às bibliotecas e, para técnica de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Considerando que as temáticas emergentes da análise dos artigos foram semelhantes as descritas por Fantini, Joly, De Rose (2016), adotou-se como base as nove categorias elencadas pelas autoras. Ao todo foram encontrados 75 (setenta e cinco) textos entre artigos, dissertações e teses, destes, foram retirados 29 (vinte e nove), pois tratavam de outros temas da música e não enfatizaram o Autismo e a Educação Musical como tema principal de seus estudos. Os resultados mostram que após o ano de 2012 iniciou-se um processo de crescimento de publicações, em vista das leis governamentais de inclusão do autista à educação, sendo um termo que está sendo mais procurado. A área de Educação Musical Especial vem se expandindo, porém ainda é um processo lento que precisa de mais engajamento por parte dos educadores musicais.
dc.language.iso 210426s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Inclusão
dc.subject Educação musical
dc.subject Autismo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação especial
dc.title Educação musical e o transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica de publicações nacionais desde 2012
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78


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