Resumo:
A atuação da música com autistas ainda é vista por parte das pessoas somente
como uso terápico para melhora da qualidade de vida e da comunicação, sendo que
há estudos que mostram que a Educação Musical também auxilia nesses processos,
além é claro, no desenvolvimento musical. Portanto, pensando sobre esses estudos
que relacionam a Educação Musical e o autismo, a autora desta pesquisa promoveu
a seguinte questão: O que se tem publicado sobre Música e Autismo nos últimos 10
(dez) anos? Assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento de
publicações nacionais referentes a esse tema no período entre 2012 a 2020. Para
tanto esta pesquisa caracterizou-se pelo uso da abordagem qualitativa, tendo como
procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, como critério de coleta, foi
pesquisado somente materiais online, por conta de todo o processo de pandemia
que inviabilizou a visitação às bibliotecas e, para técnica de análise dos dados,
utilizou-se a análise de conteúdo. Considerando que as temáticas emergentes da
análise dos artigos foram semelhantes as descritas por Fantini, Joly, De Rose
(2016), adotou-se como base as nove categorias elencadas pelas autoras. Ao todo
foram encontrados 75 (setenta e cinco) textos entre artigos, dissertações e teses,
destes, foram retirados 29 (vinte e nove), pois tratavam de outros temas da música e
não enfatizaram o Autismo e a Educação Musical como tema principal de seus
estudos. Os resultados mostram que após o ano de 2012 iniciou-se um processo de
crescimento de publicações, em vista das leis governamentais de inclusão do autista
à educação, sendo um termo que está sendo mais procurado. A área de Educação
Musical Especial vem se expandindo, porém ainda é um processo lento que precisa
de mais engajamento por parte dos educadores musicais.