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A presente pesquisa buscou investigar, com pais de estudantes de escolas do
município de Imigrante, Rio Grande do Sul, a concepção da sociedade sobre música
na escola, bem como conhecer e analisar a visão sobre as funções da música na
sociedade, a partir de seu consumo, investigando, também, a importância atribuída
pelos pais às apresentações musicais. Foi utilizada, como metodologia, a
abordagem qualitativa e, como método de pesquisa, a pesquisa documental. A
técnica para coleta de dados foi a coleta de documentos, através de atividades
escolares de música com turmas do Jardim A ao 4º ano. A análise de conteúdo foi
escolhida e utilizada para examinar os dados. Como referencial teórico foi utilizado o
Capital Cultural de Bourdieu, a Indústria Cultural de Adorno, o Fetichismo e a
Regressão da Audição também de Adorno, e as Funções Sociais da Música de
Freire, com o objetivo de compreender e verificar a influência do entorno social e o
acesso a bens culturais como a música na formação da visão sobre a importância da
música e a compreensão sobre as funções dela na sociedade. Para tratar de
educação musical, Souza foi o aporte teórico, com o fito de compreender a música
como fato social também na escola. Como resultado, constatou-se que a classe
social tem influência na forma como a música é consumida. Compreendeu-se,
também, que os projetos musicais existentes na cidade fortalecem a importância
dada à música, mas a importância da música como disciplina continua a ser
questionada. O entendimento sobre as funções da música na escola se resume à
prática musical, porém não representada através de apresentações musicais,
sofrendo a influência da música como bem de consumo comercializada pela
indústria, além de evidenciar que a forma como a música é consumida molda o
entendimento social de educação musical. |
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