Resumo:
A presente pesquisa buscou investigar, com pais de estudantes de escolas do município de Imigrante, Rio Grande do Sul, a concepção da sociedade sobre música na escola, bem como conhecer e analisar a visão sobre as funções da música na sociedade, a partir de seu consumo, investigando, também, a importância atribuída pelos pais às apresentações musicais. Foi utilizada, como metodologia, a abordagem qualitativa e, como método de pesquisa, a pesquisa documental. A técnica para coleta de dados foi a coleta de documentos, através de atividades escolares de música com turmas do Jardim A ao 4º ano. A análise de conteúdo foi escolhida e utilizada para examinar os dados. Como referencial teórico foi utilizado o Capital Cultural de Bourdieu, a Indústria Cultural de Adorno, o Fetichismo e a Regressão da Audição também de Adorno, e as Funções Sociais da Música de Freire, com o objetivo de compreender e verificar a influência do entorno social e o acesso a bens culturais como a música na formação da visão sobre a importância da música e a compreensão sobre as funções dela na sociedade. Para tratar de educação musical, Souza foi o aporte teórico, com o fito de compreender a música como fato social também na escola. Como resultado, constatou-se que a classe social tem influência na forma como a música é consumida. Compreendeu-se, também, que os projetos musicais existentes na cidade fortalecem a importância dada à música, mas a importância da música como disciplina continua a ser questionada. O entendimento sobre as funções da música na escola se resume à prática musical, porém não representada através de apresentações musicais, sofrendo a influência da música como bem de consumo comercializada pela indústria, além de evidenciar que a forma como a música é consumida molda o entendimento social de educação musical.