A Educação Ambiental vem ganhando cada vez mais importância, sendo considerada uma ferramenta de auxílio na promoção da sensibilização ambiental. Nas escolas, ajuda na formação de cidadãos conscientes, capazes de decidirem e atuarem na realidade socioambiental e comprometidos com o meio ambiente, por isso é necessário que os professores se disponham a trabalhar com atitudes, com formação de valores e com mais ações práticas do que teóricas. Portanto, a sensibilização ambiental nas escolas é uma das principais bases de atuação no entendimento sobre a geração de resíduos e sua correta separação/destinação. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi promover a Educação Ambiental, com ênfase no gerenciamento dos resíduos sólidos, para estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias em Três Passos/RS. O trabalho desenvolvido na referida escola com 15 alunos do 5° ano. A primeira etapa do estudo consistiu na observação das condições momentâneas da separação dos resíduos sólidos na escola, realizando a composição gravimétrica com o auxílio de uma balança de uso comercial, considerando a massa total de resíduos recolhidos nas lixeiras da sala. Após, realizou-se a aplicação de um questionário avaliando o conhecimento destes sobre o tema. Posteriormente procedeu-se a sensibilização dos alunos através da temática da separação e a destinação correta dos resíduos sólidos, abordando os principais problemas causados pelo lixo. Como resultados observou-se que a separação inicial não estava adequada, embora os alunos apresentassem conhecimento teórico sobre a separação. O processo de sensibilização foi conduzido através de oficinas pedagógicas com materiais recicláveis utilizando vídeos, imagens e jogos didáticos, os quais favoreceram a dinâmica das atividades e permitiram maior motivação na participação dos estudantes. Diante dos resultados obtidos, pode-se disser que os alunos do 5° ano entenderam o quanto o processo de separação e de reciclagem dos RS é importante, pois o descarte incorreto dos resíduos degrada o meio ambiente.