A partir de março de 2020, com as escolas fechadas devido à pandemia da
COVID-19, o ensino de música passou a ser remoto. Essa mudança foi repentina, e
desafios foram enfrentados durante a sua prática. Adaptar-se à metodologia de
ensino a distância foi difícil para professores e alunos. As dificuldades se deram no
uso das tecnologias da informação e comunicação, mas outras particularidades
evidenciaram-se também em relação à formação dos professores. Assim, esta
pesquisa se propôs a compreender e analisar a educação musical neste cenário,
bem como estas outras questões que se tornaram evidentes ao longo do processo
de investigação. Ao final deste trabalho, pode-se concluir que ainda existe uma
carência em relação ao uso de recursos digitais voltados para a prática e a
educação musical, mesmo em tempos em que a música é diretamente afetada pela
tecnologia. Esta carência não se dá somente pela falta de familiaridade com os
recursos, mas também por uma certa resistência dos docentes, que não os
consideram relevantes ou válidos. Esta pesquisa tem, em sua metodologia, a
abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental como
métodos, a coleta de documentos e a pesquisa via internet como técnicas para a
coleta de dados e, por fim, a análise de conteúdo para a análise de dados.