dc.description.abstract |
Este trabalho aborda, como temática principal, o estudo das relações de gênero no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo como foco os egressos formados pela Unidade Universitária Litoral Norte. O objetivo deste trabalho, foi entender pela visão desses egressos a importância de estudar as relações de gênero no curso de graduação para uma prática pedagógica que vise pela diversidade e a valorização da identidade dos seus alunos. A metodologia foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com uma característica exploratória. Além disso, a coleta de dados foi realizada através da plataforma Google Meet, com uma entrevista semiestruturada contendo doze questões, elaborada para quatro egressas da Uergs, e pela análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Pedagogia da Uergs. Os tópicos de análise foram separados a partir de perguntas norteadoras, sendo eles: A desigualdade de gênero na sociedade, As relações de gênero e o processo formativo acadêmico, e O gênero na atuação educacional. Desse modo, este trabalho conseguiu dialogar com o conhecimento adquirido por essas pedagogas dentro do Curso de Graduação em Pedagogia, como com o conhecimento adquirido através da prática pedagógica cotidiana na educação básica. |
|