dc.description.abstract |
O presente trabalho visou compreender a importância da afetividade nas relações interpessoais entre os professores e as crianças pequenas e, entender se os vínculos afetivos nestas relações têm influências ou não, face aos processos de seu desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico na aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, nos conceitos de: LÜDKE E ANDRÉ (1986), em CHIZZOTTI (2006), MINAYO (2011). Quanto aos fundamentos teóricos que sustentam o estudo, no aspecto exploratório, faz-se uso de GIL (2008)
SEVERINO, (2007). Como forma descritiva também GIL (2008) sustenta essa abordagem. O método para coleta dos dados foi um estudo de caso que ficou definido nos conceitos de LUDKE E MARLI (1986) e YIN (2005). O instrumento usado para a coleta de dados foi por meio de um questionário com professoras de maternal e pré-escolar nos munícipios de Xangri-lá e Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos se pautaram sob o viés da psicologia em PIAGET (1896-
1980), VYGOSTKI, (1896-1934), e em WALLON (1879-1962) e, sob a sociologia da infância em ABRAMOWICS (2013) NASCIMENTO, (2013), GOUVEIA (2009), RÊGO (2013) RÉGIE E SIROTA, DELGADO (2013), que nos traz Manuel Sarmento (2009);
MULLER E CARVALHO (2013). Com referenciais de WILIAM CORSARO (2013). Os resultados revelaram sob o viés pedagógico que é fundamental e importante
considerar os vínculos afetivos positivos e que, as dimensões afetivas estão sendo vivenciadas entre as crianças e professoras em seus relacionamentos no cotidiano de suas práticas, pois considera-se assim a importância e a influência da afetividade no cotidiano infantil. Revelou também que um vínculo afetivo negativo, pode gerar desinteresse em aprender e talvez até poderão ter consequências mais graves como
traumas, que possam influenciar na sua personalidade no aspecto físico e emocional. |
|