REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Afetividade na educação infantil: importância e influência ao desenvolvimento da aprendizagem

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Souza, Denize Desidério de
dc.date.accessioned 2021-12-16T14:41:11Z
dc.date.available 2021-12-16T14:41:11Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1874
dc.description.abstract O presente trabalho visou compreender a importância da afetividade nas relações interpessoais entre os professores e as crianças pequenas e, entender se os vínculos afetivos nestas relações têm influências ou não, face aos processos de seu desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico na aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, nos conceitos de: LÜDKE E ANDRÉ (1986), em CHIZZOTTI (2006), MINAYO (2011). Quanto aos fundamentos teóricos que sustentam o estudo, no aspecto exploratório, faz-se uso de GIL (2008) SEVERINO, (2007). Como forma descritiva também GIL (2008) sustenta essa abordagem. O método para coleta dos dados foi um estudo de caso que ficou definido nos conceitos de LUDKE E MARLI (1986) e YIN (2005). O instrumento usado para a coleta de dados foi por meio de um questionário com professoras de maternal e pré-escolar nos munícipios de Xangri-lá e Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos se pautaram sob o viés da psicologia em PIAGET (1896- 1980), VYGOSTKI, (1896-1934), e em WALLON (1879-1962) e, sob a sociologia da infância em ABRAMOWICS (2013) NASCIMENTO, (2013), GOUVEIA (2009), RÊGO (2013) RÉGIE E SIROTA, DELGADO (2013), que nos traz Manuel Sarmento (2009); MULLER E CARVALHO (2013). Com referenciais de WILIAM CORSARO (2013). Os resultados revelaram sob o viés pedagógico que é fundamental e importante considerar os vínculos afetivos positivos e que, as dimensões afetivas estão sendo vivenciadas entre as crianças e professoras em seus relacionamentos no cotidiano de suas práticas, pois considera-se assim a importância e a influência da afetividade no cotidiano infantil. Revelou também que um vínculo afetivo negativo, pode gerar desinteresse em aprender e talvez até poderão ter consequências mais graves como traumas, que possam influenciar na sua personalidade no aspecto físico e emocional.
dc.language.iso 211215s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Afetividade - Escola
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pedagogia
dc.title Afetividade na educação infantil: importância e influência ao desenvolvimento da aprendizagem
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3


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