REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Fazeres e saberes de professores na alfabetização de crianças de seis anos do ensino fundamental de nove anos

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Santos, Elizandra Messagi dos
dc.date.accessioned 2021-12-16T14:46:33Z
dc.date.available 2021-12-16T14:46:33Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1876
dc.description.abstract Este trabalho de Conclusão de Curso é um estudo sobre saberes e fazeres de professores alfabetizadores, que teve como objetivo compreender os desafios enfrentados na alfabetização de crianças ingressas aos seis anos no 1o ano do Ensino Fundamental de Nove Anos e quais saberes serviram de base para escolarização desses alunos nesta faixa etária. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa, descritiva em forma de estudo de caso e exploratória descritiva nos conceitos de Gil (2002) Lüdke e André, (1986), Minayo e Deslandes (2002), Yin (2005) entre outros. Os procedimentos para coleta dos dados foram desenvolvidos com três professoras que atuam no 1o ano em duas instituições públicas da rede municipal do município de Osório no estado do Rio Grande do Sul. No que se refere aos saberes à docência, foram utilizados Nóvoa (1992), Pimenta (1995), Tardif (2005), assim como outros autores que já discutiram a temática. Nos conceitos sobre alfabetização e letramento, baseou-se nos estudos de Soares (2009), Moll (1996), Ferreiro e Teberosky (1984). Para os dispositivos legais utilizou-se os ordenamentos da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (1996) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Ponderou-se que com o ingresso das crianças aos seis anos no ensino Fundamental ocorreram mudanças nas ações das professoras alfabetizadoras como em suas metodologias, e novos conhecimentos precisaram ser construídos na prática pedagógica. Todavia isso não ocorreu especificamente por serem desta faixa etária, pois as adequações são inerentes ao trabalho de cada professor em qualquer dimensão na ação do professor alfabetizador. O estudo mostrou também que a articulação entre os saberes de formação inicial, os saberes das experiências, os saberes curriculares e pedagógicos são fundamentais ao ato de alfabetizar. Além disso, não há uma fragmentação de saberes para seus fazeres, sendo que todos os conhecimentos dão base a profissionalização docente, mas esta interlocução entre os saberes e os conhecimentos da formação inicial são primordiais.
dc.language.iso 211215s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Pedagogia
dc.subject Ensino fundamental - 9 anos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.title Fazeres e saberes de professores na alfabetização de crianças de seis anos do ensino fundamental de nove anos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41


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