REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil através da música: um olhar a partir da BNCC

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dc.contributor.advisor Rech, Tatiana Luiza
dc.contributor.author Kort, Marta Eloide Winter
dc.date.accessioned 2022-01-04T17:18:04Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1884
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado “A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil através da música: um olhar a partir da BNCC” buscou investigar como a música pode ser utilizada para a inclusão de alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista na escola, mais especificamente, na Educação Infantil, tendo a BNCC como orientadora do currículo escolar. Para isso, optou-se por fazer uso tanto da Pesquisa Bibliográfica como da Pesquisa Documental, ambas de viés qualitativo. Buscou-se pesquisas já realizadas envolvendo as temáticas: inclusão na escola regular, inclusão na Educação Infantil, o TEA e, ainda, o ensino da música na escola como recurso para a inclusão de crianças com TEA. Também, foi fundamental investir em estudos e aporte teórico por meio de livros e artigos de diferentes autores que se dedicam a estudar as temáticas já anunciadas.Tendo em vista de que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é considerada um documento norteador, desde 2018, influenciando a construção dos currículos das instituições escolares em nosso país, realizou-se a análise deste documento, no que diz respeito à Educação Infantil.A partir das análises foi possível construir duas categorias intituladas: “Formação e preparação do docente como indicação da BNCC” e “Música em sala de aula como recomendação aos professores”. Com elas, percebeu-se que as instituições escolares são orientadas a organizarem um currículo que valorize as competências abordadas na BNCC. Conclui-se que, inicialmente, é necessário que as escolas revisemseus currículos e suas práticas pedagógicas, pois cada comunidade, como também cada região, possuem suas particularidades e, dificilmente poderão ter padronizações deste porte.Na análise da Base, referente à etapa da Educação Infantil, percebeu-se que não há menção ao termo “Transtorno do Espectro Autista”, por exemplo, deixando claro que as suas orientações com relação aos campos de experiências servem para todas as crianças, independente das suas particularidades. Assim, cabe a cada escola reorganizar o currículo, bem como a cada professor organizar seus planejamentos de acordo com as orientações do Documento. Por fim, a BNCC contempla o ensino de música na escola, pois aborda a sua implementação nos campos de experiências. A investigação traz a música como uma “ferramenta” potente para a inclusão das crianças com TEA na escola regular, pois por meio dela é possível promover maior aproximação e interação, contribuindo para o desenvolvimento global de todas as crianças.
dc.language.iso 211216s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Música - Ensino
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject BNCC
dc.title A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil através da música: um olhar a partir da BNCC
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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