dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
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dc.contributor.author |
Lopes, Raíssa Anchieta Bittelo |
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dc.date.accessioned |
2022-01-04T18:14:59Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.date.submitted |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1894 |
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dc.description.abstract |
O trabalho teve como problema de pesquisa o questionamento de como as
estratégias pedagógicas podem contribuir no processo de inclusão de um aluno
com Plano Educacional Individualizado em uma escola pública da região Litoral
Norte do Rio Grande do Sul/RS, a partir da experiência de monitoria. O ponto de
partida foi a minha experiência na função de monitora de um aluno com deficiência,
nos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como material de análise o diário de
campo produzido com as atividades propostas no período dos meses de abril a
outubro do ano de 2017, assim como as descrições das atividades. Como
referencial teórico empregou a noção de educação inclusiva, a partir das
discussões de Carvalho (2005; 2010) e outros autores. Também elencou diretrizes
e concepções acerca de práticas curriculares para contextualizar as estratégias
pedagógicas do trabalho, com a contribuição de Minetto (2008) e do Plano
Educacional Individualizado/PEI, a partir as discussões de Pocker et al. (2013) e da
legislação para a educação inclusiva. A metodologia foi de abordagem qualitativa,
do tipo descritiva (GIL, 2008) e o instrumento de coleta de dados foi o diário de
campo (LEWGOY; ARRUDA, 2004). A descrição e a análise foram guiadas por um
roteiro de tópicos. O exercício analítico permitiu organizar os dados em dois eixos
que são: A concretização do PEI na experiência de monitoria para o trabalho
pedagógico; e O PEI e desdobramentos no processo de aprendizagem. Como
resultado o estudo apontou que as estratégias pedagógicas, quando consideradas
as especificidades do aluno e quando parte-se do que é significativo para ele, é
fundamental para a sua aceitação e sua aprendizagem. Também essa
consideração é relevante para construir o PEI. E que a necessidade da adaptação
dos planos e a observação das preferências do aluno é imprescindível para o
processo de inclusão do estudante com deficiência na sala de aula comum. |
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dc.language.iso |
211214s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Monitoria |
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dc.subject |
Estratégias Pedagógicas |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Plano Educacional Individualizado |
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dc.subject |
Educação inclusiva |
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dc.title |
Estratégias pedagógicas e aprendizagem de um estudante com plano educacional individualizado a partir da monitoria em uma escola pública da região litoral norte - RS |
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dc.type |
Trabalho de conclusão e Relatório curricular |
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local.description.areasdoconhecimento |
M378 |
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