dc.contributor.advisor |
Corrêa, Semíramis Martins |
|
dc.contributor.author |
Peraça, Rafaella Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-12T18:35:24Z |
|
dc.date.available |
2022-01-12T18:35:24Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1929 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo surgiu da inquietação da pesquisadora em relação as práticas
construídas na educação infantil e o tipo de amadurecimento destas
crianças no âmbito da construção de seus conhecimentos. Ele teve por
objetivo pesquisar sobre como a cultura do ateliê pode permear e fazer parte
do cotidiano escolar das crianças e como os professores podem direcionar
suas práticas a arte inserindo os ateliês a fim de possibilitar experiências de
autonomia e livre expressão. A pesquisa realizada para contemplar esse
objetivo parte da inspiração na abordagem de Reggio Emilia, que considera
a cultura do ateliê, não somente como momento que se vivencia a arte, mas
compreendendo-o como parte de um sistema de expressividade e
autonomia que precisa ser considerado desde a educação infantil para um
desenvolvimento efetivo e evolutivo. A metodologia abordada constitui-se
de natureza bibliográfica caracterizada como participante, que utilizou como
instrumento de pesquisa, bibliografias e a experiência de estágio na
educação infantil, contendo portanto reflexões que possam contribuir
acerca dessas práticas e se obtenha novas perspectivas no desenvolver das
mesmas de forma que seja proporcionado esse desenvolvimento e
autonomia das crianças. |
|
dc.language.iso |
220111s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Ateliês |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Pandemia |
|
dc.subject |
Arte-natureza |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Práticas atelieristas: aliando arte e a natureza na educação infantil em tempos de pandemia |
|
dc.type |
Trabalho de conclusão e Relatório curricular |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M373.67 |
|