| dc.contributor.advisor | Corrêa, Semíramis Martins | |
| dc.contributor.author | Peraça, Rafaella Ramos | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-12T18:35:24Z | |
| dc.date.available | 2022-01-12T18:35:24Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1929 | |
| dc.description.abstract | Este estudo surgiu da inquietação da pesquisadora em relação as práticas construídas na educação infantil e o tipo de amadurecimento destas crianças no âmbito da construção de seus conhecimentos. Ele teve por objetivo pesquisar sobre como a cultura do ateliê pode permear e fazer parte do cotidiano escolar das crianças e como os professores podem direcionar suas práticas a arte inserindo os ateliês a fim de possibilitar experiências de autonomia e livre expressão. A pesquisa realizada para contemplar esse objetivo parte da inspiração na abordagem de Reggio Emilia, que considera a cultura do ateliê, não somente como momento que se vivencia a arte, mas compreendendo-o como parte de um sistema de expressividade e autonomia que precisa ser considerado desde a educação infantil para um desenvolvimento efetivo e evolutivo. A metodologia abordada constitui-se de natureza bibliográfica caracterizada como participante, que utilizou como instrumento de pesquisa, bibliografias e a experiência de estágio na educação infantil, contendo portanto reflexões que possam contribuir acerca dessas práticas e se obtenha novas perspectivas no desenvolver das mesmas de forma que seja proporcionado esse desenvolvimento e autonomia das crianças. | |
| dc.language.iso | 220111s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Ateliês | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Pandemia | |
| dc.subject | Arte-natureza | |
| dc.title | Práticas atelieristas: aliando arte e a natureza na educação infantil em tempos de pandemia | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.67 |