REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

"Queimar livros": análise das marcas intertextuais de Dom Quixote de La Mancha em Fahenheit 451 como estratégia para leitura no ensino médio

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dc.contributor.advisor Azevedo, Gilmar de
dc.contributor.author Souza, Amanda Alves de
dc.date.accessioned 2022-01-12T18:40:08Z
dc.date.available 2022-01-12T18:40:08Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1934
dc.description.abstract Este estudo apresenta uma análise comparativa, em nível intersemiótico, entre as obras Fahrenheit 451 (1966), filme dirigido por François Truffaut – adaptado do romance homônimo (1953), de Ray Bradbury, e o romance Dom Quixote de La Mancha (1605/1615), do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), considerando-se as marcas intertextuais no filme e na obra espanhola e com estratégia para leitura no Ensino Médio. Como aporte teórico, fez-se uso do conceito de intertextualidade em Genette (2006) e Kristeva (1974), a fim de se verificar a presença de intertexto em uma cena do filme na queima de livros, sendo o primeiro o de Cervantes, na compreensão do seu impacto a partir da concepção de Benjamin (1984) sobre alegoria; Eco (2015) e Stam (2006) em sua interpretação. Como intersecção do romance ao filme foram abordados os acontecimentos da obra de Cervantes presentes no capítulo VI, Do curioso e grande expurgo que o padre-cura e o barbeiro fizeram na livraria do nosso engenhoso fidalgo, em que mostra a presença secreta do perigo que representa o livro e seu leitor. Para a prática para ação de leitura e valorização docente, apresenta-se uma sequência didático-pedagógica de aplicação como estratégia de leitura para formação de leitores do Ensino Médio.
dc.language.iso 220111s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino médio
dc.subject Letras
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Incentivo à leitura
dc.subject Intertextualidade
dc.subject Literatura comparada
dc.title "Queimar livros": análise das marcas intertextuais de Dom Quixote de La Mancha em Fahenheit 451 como estratégia para leitura no ensino médio
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Ourique, João Luis Pereira
local.description.areasdoconhecimento M82.091


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