REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A história da música nos projetos pedagógicos das licenciaturas em música de universidades públicas do Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Spohr, Bárbara Cecília
dc.date.accessioned 2022-01-13T12:51:22Z
dc.date.available 2022-01-13T12:51:22Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1938
dc.description.abstract A presente monografia objetivou investigar a presença de aspectos históricos e histórico-musicais nos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas em Música de universidades públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, a abordagem metodológica foi qualitativa, visando à descritibilidade dos processos e estrutura dos projetos pedagógicos investigados. Utilizou-se da pesquisa documental como método, a coleta de documentos como coleta dos dados e a análise de conteúdo como técnica para a análise de dados. Reconhecendo a variedade de possibilidades de desenvolvimento desta pesquisa e, de acordo com o método utilizado, os dados de investigação coletados foram os Projetos Pedagógicos das Licenciaturas em Música de universidades públicas do Rio Grande do Sul. O referencial teórico constituiu-se de três eixos: o primeiro, referindo as teorias de currículo e a organização disciplinar (LOPES; MACEDO, 2011); o segundo tratou da importância do conhecimento histórico, a música como fonte histórica e as fronteiras entre a história e a musicologia (FONTOURA, 2016; NAPOLITANO, 2019; CHIMÈNEZ, 2007); e o terceiro abordou as dimensões pedagógico-musicais e como elas estão imbricadas às diversas disciplinas, em especial à história e à musicologia (KRAEMER, 2000). Buscou-se, através do material analisado e do referencial teórico utilizado, contribuir para o campo da Educação Musical e, assim, propiciar olhares mais atentos às questões históricomusicais e seu papel na prática docente. Por fim, concluiu-se que há a presença de aspectos históricos e histórico-musicais nos projetos pedagógicos investigados, e que esta, por sua vez, encontra-se nos componentes curriculares obrigatórios e eletivos/optativos e a forma organizacional varia de currículo para currículo.
dc.language.iso 220112s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Projeto político-pedagógico
dc.subject Componente curricular
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aspectos histórico-musicais
dc.subject Educação musical
dc.title A história da música nos projetos pedagógicos das licenciaturas em música de universidades públicas do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78:37.013


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples