| dc.contributor.advisor | Corrêa, Semíramis Martins | |
| dc.contributor.author | Silveira, Rafaela Oliveira da | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-14T11:27:49Z | |
| dc.date.available | 2022-01-14T11:27:49Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1948 | |
| dc.description.abstract | Nesta escrita materializo experiências na qual me lancei como uma educadora de crianças pequenas se concretizando nesta pesquisa que se divide em dois momentos. O primeiro bibliográfico, onde inspirada por Tiriba (2005), De Barros (2018), Piorski (2016) e outros autores dialoguei e me amparei teoricamente para abordar a importância da interação com a natureza na infância e no espaço escolar principalmente tratando de crianças bem pequenas e pequenas. O segundo momento foi produzido através de experimentações realizadas com um grupo de crianças na faixa etária dos dois anos e meio a crianças de cinco anos e dois meses de idade, de uma escola privada da cidade de Bagé- RS que contemplou os elementos da natureza (água, terra, ar e fogo). A partir desses dois momentos, territórios experimentados para dialogar, problematizar e produzir a discussão da pesquisa aqui presente sobre as muitas relações e interações possíveis que podem ser estabelecidas pelas crianças a partir desse contato com a natureza, conclui que através dessa conexão são gerados benefícios para o desenvolvimento da mesma, tornando-as cada vez mais autônomas, curiosas, investigadoras, livres, alegres sentindo assim pertencentes desse lugar que habitam. | |
| dc.language.iso | 220113s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação infantil - Desenvolvimento | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Crianças bem pequenas | |
| dc.title | Por entre naturezas: relações e desenvolvimentos possíveis na creche no tempo presente | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.2 |