dc.contributor.advisor |
Corrêa, Semíramis Martins |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Rafaela Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-14T11:27:49Z |
|
dc.date.available |
2022-01-14T11:27:49Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1948 |
|
dc.description.abstract |
Nesta escrita materializo experiências na qual me lancei como uma
educadora de crianças pequenas se concretizando nesta pesquisa que se divide
em dois momentos. O primeiro bibliográfico, onde inspirada por Tiriba (2005), De
Barros (2018), Piorski (2016) e outros autores dialoguei e me amparei
teoricamente para abordar a importância da interação com a natureza na infância
e no espaço escolar principalmente tratando de crianças bem pequenas e
pequenas. O segundo momento foi produzido através de experimentações
realizadas com um grupo de crianças na faixa etária dos dois anos e meio a
crianças de cinco anos e dois meses de idade, de uma escola privada da cidade
de Bagé- RS que contemplou os elementos da natureza (água, terra, ar e
fogo). A partir desses dois momentos, territórios experimentados para dialogar,
problematizar e produzir a discussão da pesquisa aqui presente sobre as muitas
relações e interações possíveis que podem ser estabelecidas pelas crianças a
partir desse contato com a natureza, conclui que através dessa conexão são
gerados benefícios para o desenvolvimento da mesma, tornando-as cada vez
mais autônomas, curiosas, investigadoras, livres, alegres sentindo assim
pertencentes desse lugar que habitam. |
|
dc.language.iso |
220113s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Crianças bem pequenas |
|
dc.subject |
Educação infantil - Desenvolvimento |
|
dc.title |
Por entre naturezas: relações e desenvolvimentos possíveis na creche no tempo presente |
|
dc.type |
Trabalho de conclusão e Relatório curricular |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M373.2 |
|