REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas de letramento corporal na educação infantil: o desenvolver da criança como ser integral

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Flores, Ana Laura Burns
dc.date.accessioned 2022-01-14T11:33:15Z
dc.date.available 2022-01-14T11:33:15Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1954
dc.description.abstract Esta investigação surgiu da inquietação da pesquisadora em relação ao que os professores consideram parte de uma educação que visa o desenvolvimento integral de crianças entre quatro e cinco anos de idade e tem por objetivo reflexionar sobre as práticas de letramento corporal que colaboram para que ocorra esse desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, no sentido de contribuir com todos os aspectos humanos e não somente o físico. A pesquisa realizada para contemplar esse objetivo parte da perspectiva dos novos estudos de letramentos, abordados pelo Grupo de Nova Londres (1996), considerando o letramento corporal como parte desses letramentos sendo o mesmo, não somente o trabalho com o corpo físico, mas compreendendo-o como parte de um complexo sistema de aspectos humanos que trabalha em conjunto e que precisa ser considerado desde a educação infantil para um desenvolver integral e efetivo. A metodologia abordada constitui-se de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso que utilizou como instrumento de pesquisa, um questionário direcionado a professores da educação infantil, contendo questões que possam contribuir para que se reflita acerca dessas práticas e para que se pense no desenvolver das mesmas de forma que seja proporcionado esse desenvolvimento da criança como um ser integral.
dc.language.iso 220113s########bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento corporal
dc.subject Desenvolvimento infantil
dc.title Práticas de letramento corporal na educação infantil: o desenvolver da criança como ser integral
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples