dc.contributor.advisor |
Martins, Fernando Guaragna |
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dc.contributor.author |
Medeiros, Sandra Rocha |
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dc.date.accessioned |
2022-01-27T12:20:29Z |
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dc.date.available |
2022-01-27T12:20:29Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.date.submitted |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1992 |
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dc.description.abstract |
A Educação Ambiental adquire, cada vez mais, relevância no processo educacional, social e econômico. A sociedade moderna, frente aos grandes impactos ambientais causados pelo homem, coloca a sustentabilidade e a Educação Ambiental como um fator fundamental para o bem-estar das futuras gerações. A Educação Ambiental, para ser efetiva, precisa partir da realidade vivenciada pelos alunos e seus familiares. Durante o ano de 2021, em uma turma de 4º Ano dos Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no município de Tapes/RS, pela necessidade de medidas sanitárias de afastamento social devido à Pandemia de COVID-19, adotou-se a metodologia de pesquisa, de modo remoto, a aplicação de um questionário semiestruturado. O questionário foi enviado via redes sociais (WhatsApp) e em seguida também por material impresso. O objetivo foi compreender a percepção ambiental de estudantes e suas respectivas famílias, no que se refere a geração e disposição de resíduos sólidos em seus lares. Foram enviados dezenove questionários, destes quinze retornaram. A análise das respostas obtidas com o questionário enviado aos alunos e respectivos familiares, não revelou a real situação da separação e operacionalidade dos resíduos sólidos domésticos nem a sua relevância. Conclui-se que poder-se-ia utilizar um questionário mais detalhado no sentido de permitir que a real situação pudesse ser melhor avaliada. Além disso, propõe-se a elaboração de projetos específicos nesta área, envolvendo estudantes e seus familiares tais como: compostagem, separação de papel, separação de plásticos e metais, além de materiais audiovisuais relacionados com estas questões. Espera-se que esta pesquisa seja relevante para que muitos se inspirem em desenvolver outras técnicas de pesquisa adequadas à coleta de dados, relacionadas a gestão de resíduos sólidos de maneira remota, pois indiferentemente das condições operacionais do ensino, a ideia de conservação dos recursos naturais e da sustentabilidade são essenciais e devem ser permanentemente trabalhadas. |
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dc.language.iso |
220126s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Educação infantil - Educação ambiental |
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dc.subject |
Educação infantil - Conscientização ambiental |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Educação infantil - Resíduos sólidos |
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dc.subject |
Educação infantil - Reciclagem |
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dc.subject |
Educação infantil - Ensino remoto |
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dc.subject |
Educação infantil - Pandemia |
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dc.title |
Avaliação da percepção ambiental sobre resíduos sólidos entre estudantes de um 4º ano do ensino fundamental e suas respectivas famílias, durante a pandemia |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
M37-053.2:628.4.032 |
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