| dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Guaragna | |
| dc.contributor.author | Medeiros, Sandra Rocha | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-27T12:20:29Z | |
| dc.date.available | 2022-01-27T12:20:29Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1992 | |
| dc.description.abstract | A Educação Ambiental adquire, cada vez mais, relevância no processo educacional, social e econômico. A sociedade moderna, frente aos grandes impactos ambientais causados pelo homem, coloca a sustentabilidade e a Educação Ambiental como um fator fundamental para o bem-estar das futuras gerações. A Educação Ambiental, para ser efetiva, precisa partir da realidade vivenciada pelos alunos e seus familiares. Durante o ano de 2021, em uma turma de 4º Ano dos Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no município de Tapes/RS, pela necessidade de medidas sanitárias de afastamento social devido à Pandemia de COVID-19, adotou-se a metodologia de pesquisa, de modo remoto, a aplicação de um questionário semiestruturado. O questionário foi enviado via redes sociais (WhatsApp) e em seguida também por material impresso. O objetivo foi compreender a percepção ambiental de estudantes e suas respectivas famílias, no que se refere a geração e disposição de resíduos sólidos em seus lares. Foram enviados dezenove questionários, destes quinze retornaram. A análise das respostas obtidas com o questionário enviado aos alunos e respectivos familiares, não revelou a real situação da separação e operacionalidade dos resíduos sólidos domésticos nem a sua relevância. Conclui-se que poder-se-ia utilizar um questionário mais detalhado no sentido de permitir que a real situação pudesse ser melhor avaliada. Além disso, propõe-se a elaboração de projetos específicos nesta área, envolvendo estudantes e seus familiares tais como: compostagem, separação de papel, separação de plásticos e metais, além de materiais audiovisuais relacionados com estas questões. Espera-se que esta pesquisa seja relevante para que muitos se inspirem em desenvolver outras técnicas de pesquisa adequadas à coleta de dados, relacionadas a gestão de resíduos sólidos de maneira remota, pois indiferentemente das condições operacionais do ensino, a ideia de conservação dos recursos naturais e da sustentabilidade são essenciais e devem ser permanentemente trabalhadas. | |
| dc.language.iso | 220126s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação infantil - Conscientização ambiental | |
| dc.subject | Educação infantil - Educação ambiental | |
| dc.subject | Educação infantil - Pandemia | |
| dc.subject | Educação infantil - Ensino remoto | |
| dc.subject | Educação infantil - Reciclagem | |
| dc.subject | Educação infantil - Resíduos sólidos | |
| dc.title | Avaliação da percepção ambiental sobre resíduos sólidos entre estudantes de um 4º ano do ensino fundamental e suas respectivas famílias, durante a pandemia | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37-053.2:628.4.032 |