dc.contributor.advisor |
Lima, Edilma Machado de |
|
dc.contributor.author |
Prates, Nathanaele Aguilar |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-08T12:02:19Z |
|
dc.date.available |
2022-02-08T12:02:19Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2034 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo geral estudar a autocompreensão da identidade racial, mais especificamente a identidade parda e a contribuição da educação. Metodologicamente a abordagem foi qualitativa com objetivo exploratório. Como instrumento adotamos o questionário aberto. Os resultados apontaram haver pouca informação acerca da temática de compreensão racial, principalmente no que se refere aos “ditos” pardos, que se percebe terem mais dúvidas quanto a sua identidade. Entendemos que ainda há necessidade de um trabalho mais efetivo sobre as questões étnico raciais por parte do Estado e, principalmente das instituições educacionais, visto que afeta diretamente uma grande parcela de estudantes. Talvez com um trabalho efetivo de esclarecimento e educação, possamos, todos ter uma formação mais humana e o entendimento que as questões raciais vão para além da necessidade de apenas autodeclarar-se em ações de políticas afirmativas, mas reconhecer-se etnicamente na sociedade em que vive. |
|
dc.language.iso |
220207s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
|
dc.subject |
Educação |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Identidade |
|
dc.title |
Educação para as relações étnico-raciais e a formação de identidade |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37(=414) |
|
dc.description.additionalinformation |
Foi ignorado o erro de grafia do título deste trabalho: "Educação para as relações étinico-raciais e a formação de identidade", sendo colocada a palavra "étnico" (forma correta) ao invés de "étinico" (forma incorreta). |
|