dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
|
dc.contributor.author |
Valim, Wislânia Amaro |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-11T18:00:18Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2046 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho questionou: de que maneira os jogos pedagógicos podem contribuir para a aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espetro Autista (TEA), sob o olhar de uma monitora em uma escola de educação básica? O ponto de partida foi a experiência de uma estudante do curso de Pedagogia que atuou no apoio pedagógico de aluno com TEA na sala de aula em uma escola particular no município de Capão da Canoa. Teve como material de análise o diário de campo, contendo os registros e fotos das intervenções realizadas durante a experiência. Como referencial teórico empregou os conceitos de aprendizagem significativa, a partir de Ausubel e de Zona de Desenvolvimento Proximal, sob a noção de Vygostky. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório e descritivo, e utilizou um roteiro para descrição e análise dos dados. O exercício analítico permitiu organizar os dados em dois eixos que são: Construindo estratégias pedagógicas na monitoria; e O envolvimento de Pedro nas estratégias com jogos pedagógicos. Como resultado, o estudo apontou que os jogos contribuíram para a aprendizagem do aluno com TEA, quando foram construídos a partir de referenciais que lhe fossem familiares e que lhe despertassem interesse de algum modo. |
|
dc.language.iso |
220209s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Jogos pedagógicos |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.title |
Jogos pedagógicos no processo de aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista no município de Capão da Canoa: um olhar para as especificidades desse processo |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
|