Esta pesquisa investigar como eu, enquanto professora-artista, posso fomentar uma Dança das
crianças no contato com a natureza, ao ar livre, a partir de um olhar perpassado pela
Expressividade (Laban, 1978), através da Improvisação. Busca descobrir como crianças de
faixa etária entre 04 e 05 anos, elaboram relações das experiências na natureza com a Dança,
ao brincar e ao dançar explorando aspectos do movimento disparados pela Expressividade, no
mesmo momento em que busca também, compreender o papel que ela desempenha para sua
adulta propositora. Compreende-se natureza como espaços ao ar livre. Esta pesquisa traz como
objetivos olhar para a improvisação em Dança com crianças, entender as possíveis relações de
Dança e de movimento do corpo que se estabelecem entre a criança e a natureza, criar em
Dança a partir das experiências e conexões que elas criam com o ambiente, encontrar novas
maneiras de desenvolver processos artísticos em Dança tendo crianças como protagonistas e
explorar a poética de suas relações entre si e com o ambiente. Para tal utiliza da Prática como
Pesquisa (PaR) como metodologia de pesquisa que é guiada pela prática. Ao longo de seu
desenrolar, encontrou-se no jogo e na Improvisação uma fonte de criação com as crianças,
colocadas como protagonistas e criadoras de sua própria Arte. Concluiu-se que a
Expressividade é o encontro na e pela Dança entre a adulta professora-artista e as crianças em
relação com a natureza.