REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Estudo sobre um processo de educação ambiental na educação infantil: impactos da prática da vermicompostagem no desenvolvimento infantil

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dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Nunes, Raquel Lima Alles
dc.date.accessioned 2022-03-28T12:56:14Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2111
dc.description.abstract A educação ambiental na sociedade é urgente diante do aquecimento global e as graves consequências.Com o desenvolvimento econômico e tecnológico em alta durante no século XX, os países mais desenvolvidos estão passando por catástrofes ambientais o que vem demandando uma proteção ambiental mais específica e, portanto, uma cultura diferente entre as pessoas em relação ao ambiente.A Educação Ambiental é uma ferramenta para conscientizar a criança em função do adulto que no futuro poderá degradar o meio ambiente. Posto isso, a presente pesquisa teve como objetivo mostrar como a educadora trabalha em sala de aula a Educação Ambiental na primeira etapa da Educação Básica.O trabalho configurou-se em dois momentos: a revisão da literatura e a metodologia de pesquisa descritiva de análise de um projeto de trabalho desenvolvido na Educação Infantil, com crianças de 02 a 05 anos de idade sobre a temática do meio ambiente. O problema da pesquisa interroga: é possível desenvolver um trabalho científico e de caráter holístico, na educação infantil, na área da educação ambiental? O objetivo geral foianalisar um processo de educação ambiental em turmas de educação infantil de escola pública, contribuindo com a multiplicação do ensino e aprendizagem significativos. Os objetivos específicos foram: a) evidenciar os conhecimentos sobre a educação ambiental, que sustentaram a experiência com o processo da vermicompostagem; b) descrever as possibilidades de ampliação e multiplicação do processo de educação ambiental a partir das evidências do desenvolvimento infantil holístico, c) aprofundar o conhecimento sobre aprendizagem significativa.A base teórica buscou-se em Dahlberg (2003), Helm (2005), Legan(2007),Ausubel(1982) entre outros.Os resultados foram a aprendizagem pelas crianças do processo cientifico e holístico tanto da vermicompostagem como dos cuidados com a natureza; sensibilização das famílias e continuidade do processo na escola.
dc.language.iso 220325s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação ambiental
dc.subject Educação infantil
dc.subject Compostagem
dc.title Estudo sobre um processo de educação ambiental na educação infantil: impactos da prática da vermicompostagem no desenvolvimento infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37:504


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