O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar a construção social das iniciativas de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, na Feira do Produtor, em Erechim (RS). O desenho metodológico utilizado para alcançar este objetivo consistiu em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória-descritiva, sendo o procedimento técnico utilizado, foi o estudo de caso. Ademais, também foram utilizados dados de fontes primárias e secundárias, sendo que os mesmos foram apurados por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que os principais fatores que motivaram a venda direta de produtos, principalmente no início da colonização do município, tenham sido a necessidade financeira dos agricultores, juntamente com a aceitabilidade por parte dos consumidores, somado ao apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Erechim. Em relação aos incentivos Municipais, pontua-se: criação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM); Programa de Desenvolvimento Econômico e Social; Programa de Fruticultura; possibilidade de comercializar produtos nas feiras sem custo para o agricultor; investimentos em marketing e publicidade; ampliação no número de feiras instaladas no município e; projeto Feira na Escola. Os desafios observados referem-se a redução do consumo nas feiras no último ano; os consumidores possuem pouco tempo disponível para adquirir produtos e; o envelhecimento dos consumidores das mesmas. Por fim, infere-se que as cadeias curtas de comercialização na cidade de Erechim são mercados consolidados, em ascensão e com grandes potencialidades de crescimento e desenvolvimento.