dc.contributor.advisor |
Lima, Edilma Machado de |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Almira Beatriz Souza |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-03T13:53:12Z |
|
dc.date.available |
2022-06-03T13:53:12Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2153 |
|
dc.description.abstract |
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), trouxe às escolas um novo contexto educacional, medidas restritivas e o isolamento social foram as maneiras encontradas pelas autoridades para inibir a disseminação viral, ocasionando o fechamento das escolas. Essa rápida mudança no ambiente de aprendizagem obrigou alunos e professores a saírem das salas de aulas e mergulharem no mundo virtual. Esse evento inesperado e desafiador, inspirou a presente pesquisa que teve por objetivo geral investigar de que forma a gestão de uma escola pública de Educação Infantil do município de Alegrete/RS preparou seus professores e monitores para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. O presente trabalho, configurou-se como estudo de caso, descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram observação e questionários respondidos pela gestora, professoras e monitoras atuantes nas turmas de Berçário II e Maternal I da Escola Municipal de Educação Infantil. Os resultados apontaram que houve oferta de formações para integração das TIC durante o período pandêmico. A gestão através da mantenedora, realizou cursos de formação continuada na instituição devido a contratação de uma Plataforma Digital, porém, com início após a adoção do modelo de ensino remoto, quando todos já utilizavam recursos digitais nas práticas pedagógicas. Diante disso, constatou-se a ausência de uma ação rápida no que tange a oferta de cursos de formação tecnológica para profissionais da Educação Infantil nos primeiros meses de pandemia. |
|
dc.language.iso |
220602s2022####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação infantil - Pandemia |
|
dc.subject |
Gestão da escola |
|
dc.subject |
Educação |
|
dc.subject |
Formação de professores |
|
dc.subject |
Tecnologias de Informação e de Comunicação - TICs |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
A gestão na formação de professores e monitores para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma escola de Educação Infantil no contexto da pandemia |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M371 |
|