A gestão na formação de professores e monitores para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma escola de Educação Infantil no contexto da pandemia
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
A gestão na formação de professores e monitores para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma escola de Educação Infantil no contexto da pandemia
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), trouxe às escolas um novo contexto educacional, medidas restritivas e o isolamento social foram as maneiras encontradas pelas autoridades para inibir a disseminação viral, ocasionando o fechamento das escolas. Essa rápida mudança no ambiente de aprendizagem obrigou alunos e professores a saírem das salas de aulas e mergulharem no mundo virtual. Esse evento inesperado e desafiador, inspirou a presente pesquisa que teve por objetivo geral investigar de que forma a gestão de uma escola pública de Educação Infantil do município de Alegrete/RS preparou seus professores e monitores para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. O presente trabalho, configurou-se como estudo de caso, descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram observação e questionários respondidos pela gestora, professoras e monitoras atuantes nas turmas de Berçário II e Maternal I da Escola Municipal de Educação Infantil. Os resultados apontaram que houve oferta de formações para integração das TIC durante o período pandêmico. A gestão através da mantenedora, realizou cursos de formação continuada na instituição devido a contratação de uma Plataforma Digital, porém, com início após a adoção do modelo de ensino remoto, quando todos já utilizavam recursos digitais nas práticas pedagógicas. Diante disso, constatou-se a ausência de uma ação rápida no que tange a oferta de cursos de formação tecnológica para profissionais da Educação Infantil nos primeiros meses de pandemia.