| dc.contributor.advisor | Martinez, Mirna Susana Vieira de | |
| dc.contributor.author | Souza, Dilce Brasil de | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-10T12:19:00Z | |
| dc.date.available | 2022-06-10T12:19:00Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2159 | |
| dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo investigar o papel do gestor como potencializador de uma cultura de paz no ambiente escolar. A problemática central é buscar de que modo os gestores podem contribuir na capacitação e fortalecimento da equipe, para enfrentar os desafios que se apresentam e dificultam a cultura de paz na escola. Na construção do referencial teórico foram utilizados autores como Imberón (2000), Alarcão (2001) e Luck (2009). No decorrer do trabalho serão feitas reflexões sobre os desafios postos a educação atualmente e o impacto dos mesmos no ambiente escolar. É uma pesquisa qualitativa, que usou a abordagem de Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi através de observação e questionários enviados a profissionais que trabalham na gestão escolar. Foi utilizado a técnica de análise de conteúdo para explorarmos as respostas recebidas. Os resultados obtidos mostram a importância de se ter e trabalhar a questão de valores, formação continuada constante e adequada aos contextos vividos e o protagonismo dos envolvidos em educação, quando se busca trabalhar cultura de paz. | |
| dc.language.iso | 220609s2020####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Cultura da paz | |
| dc.subject | Gestão | |
| dc.subject | Mediação | |
| dc.subject | Formação | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Trilhando os caminhos da formação em educação para a paz e a não violência | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.017.4 |