dc.contributor.advisor |
Martinez, Mirna Susana Vieira de |
|
dc.contributor.author |
Souza, Dilce Brasil de |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-10T12:19:00Z |
|
dc.date.available |
2022-06-10T12:19:00Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2159 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo investigar o papel do gestor como potencializador de uma cultura de paz no ambiente escolar. A problemática central é buscar de que modo os gestores podem contribuir na capacitação e fortalecimento da equipe, para enfrentar os desafios que se apresentam e dificultam a cultura de paz na escola. Na construção do referencial teórico foram utilizados autores como Imberón (2000), Alarcão (2001) e Luck (2009). No decorrer do trabalho serão feitas reflexões sobre os desafios postos a educação atualmente e o impacto dos mesmos no ambiente escolar. É uma pesquisa qualitativa, que usou a abordagem de Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi através de observação e questionários enviados a profissionais que trabalham na gestão escolar. Foi utilizado a técnica de análise de conteúdo para explorarmos as respostas recebidas. Os resultados obtidos mostram a importância de se ter e trabalhar a questão de valores, formação continuada constante e adequada aos contextos vividos e o protagonismo dos envolvidos em educação, quando se busca trabalhar cultura de paz. |
|
dc.language.iso |
220609s2020####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Cultura da paz |
|
dc.subject |
Mediação |
|
dc.subject |
Gestão |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Formação |
|
dc.title |
Trilhando os caminhos da formação em educação para a paz e a não violência |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.017.4 |
|