REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Trilhando os caminhos da formação em educação para a paz e a não violência

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Martinez, Mirna Susana Vieira de
dc.contributor.author Souza, Dilce Brasil de
dc.date.accessioned 2022-06-10T12:19:00Z
dc.date.available 2022-06-10T12:19:00Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2159
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo investigar o papel do gestor como potencializador de uma cultura de paz no ambiente escolar. A problemática central é buscar de que modo os gestores podem contribuir na capacitação e fortalecimento da equipe, para enfrentar os desafios que se apresentam e dificultam a cultura de paz na escola. Na construção do referencial teórico foram utilizados autores como Imberón (2000), Alarcão (2001) e Luck (2009). No decorrer do trabalho serão feitas reflexões sobre os desafios postos a educação atualmente e o impacto dos mesmos no ambiente escolar. É uma pesquisa qualitativa, que usou a abordagem de Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi através de observação e questionários enviados a profissionais que trabalham na gestão escolar. Foi utilizado a técnica de análise de conteúdo para explorarmos as respostas recebidas. Os resultados obtidos mostram a importância de se ter e trabalhar a questão de valores, formação continuada constante e adequada aos contextos vividos e o protagonismo dos envolvidos em educação, quando se busca trabalhar cultura de paz.
dc.language.iso 220609s2020####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Cultura da paz
dc.subject Gestão
dc.subject Mediação
dc.subject Formação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Trilhando os caminhos da formação em educação para a paz e a não violência
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.017.4


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples