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O mercado de cervejas artesanais tem se mostrado bastante promissor, com crescimento ao
longo dos anos e estímulo à abertura de novos empreendimentos tanto de produção como de
comercialização desses produtos. Neste sentido, o objetivo geral desse trabalho foi organizar
uma análise bibliométrica sobre cervejas artesanais, em função do seu grande crescimento nas
últimas décadas. Na metodologia foram utilizadas produções científicas publicadas em
periódicos presentes na base de dados e limitados pela categoria “beer” (cerveja) – Capes Cafe
(1990 a 2022) e para a plataforma Lume UFRGS / RS a categoria “cerveja artesanal” (2000 a
2022), para verificar quais as posições que os pesquisadores têm assumido sobre o tema e para
onde querem levar a discussão. Em relação aos resultados, dentro dos 36 artigos encontrados
na série história da plataforma Capes Cafe, apenas 13 artigos foram encontrados na categoria
“beer”, e todos foram analisados. Em relação ao mapa de palavras de todos os artigos da
plataforma, tivemos uma hierarquia das palavras português / inglês, sendo elas: Cerveja; Beer;
Craft; Artesanal; Construir; Novo; Mercado; Consumidor; Marketing; Exploração; Análise;
Estudar; e Empreendedorismo. Demostrando que esse mercado ainda precisa ser consolidado
no Brasil. Ao analisar a série histórica de produção científica, entre 2000 até 29/04/2022,
referente ao tema “cerveja artesanal”, foram encontrados um total de 127 trabalhos, na base
da dados da UFGRS. Destes, foram selecionados 6 trabalhos mais recentes e analisados. A
produção de documentos em si denota uma fragmentação de autores e periódicos, traçando um
interessante panorama de maior diversidade de estudos, análises e reflexões acerca do tema,
além de diferentes visões, cabe destacar a preocupação em apontar e desenvolver métodos e
medir indicadores sobre a produção cervejeira artesanal. |
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