REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O supervisor escolar como facilitador dos momentos formativos de professores em modo remoto: do planejamento à formação

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dc.contributor.advisor Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
dc.contributor.author Lopes, Juliana Vieira
dc.date.accessioned 2022-06-21T12:29:23Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2184
dc.description.abstract O presente trabalho buscou apresentar uma análise do papel do supervisor escolar como facilitador dos momentos formativos de professores em modo remoto, tanto no planejamento como na formação dos docentes. Objetivou investigar quais desafios enfrentados pela supervisão na formação de professores, apresentando propostas para estabelecer as formações pedagógicas e mecanismos para os encontros com professores formações continuadas em formato síncrono e assíncrono, através de encontros remotos. O cargo de supervisor escolar, foi criado para auxiliar os professores, com intuito a garantir aos educandos os principais princípios de desenvolvimento, preparando e qualificando o aluno para o exercício da cidadania e do trabalho, e lhe assegurando uma boa qualidade de ensino e formação humana, dando suporte a prática do professor através de formações pedagógicas, aumentando a produtividade do trabalho docente, com a ação do supervisor. Esta investigação, buscou transcrever um olhar sobre a prática do supervisor no contexto escolar, no sentido de tornar possível a compreensão dos supervisores, numa organização que constrói conhecimento dentro de suas funções e competências, perante a legislação que habilita o cargo de supervisor escolar. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, descritiva da função do coordenador pedagógico, e os processos para elaborar formações continuadas para os docentes alinhadas com a BNCC. A análise da pesquisa permitiu definir que, articular teoria e prática não é uma tarefa fácil, com isso é importante a consciência do papel do supervisor como mediador da prática do docente, suas ações devem demostrar integração e coletividade, pondo a frente um trabalho pedagógico de qualidade, onde a prática do docente esteja alinhado às metodologias e de que demostre a presença dos valores e no tipo de informações que os professores querem dar aos alunos.
dc.language.iso 220617s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação pedagógica
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Ensino remoto
dc.subject Pandemia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O supervisor escolar como facilitador dos momentos formativos de professores em modo remoto: do planejamento à formação
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.2


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