REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Formação continuada para aulas remotas como apoio para os professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
dc.contributor.author Garcia, Leticia Freitas
dc.date.accessioned 2022-06-21T12:30:02Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2185
dc.description.abstract Em 2019, o mundo se deparou com um novo vírus que se espalhou rapidamente pelo o mundo inteiro. Inevitavelmente seus efeitos chegaram aos sistemas escolares, onde às medidas foram a suspensão das aulas para evitar aglomerações. Modificou-se assim, a interação pessoal entre alunos e professores, sendo que as aulas foram e ainda são realizadas através de plataformas digitais. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi destacar a importância da formação continuada, durante a pandemia, em uma escola pública da cidade de Dom Pedrito/RS. O presente estudo apresentou-se o metodo hipotético dedutivo , de natureza aplicada, de característica descritiva abordado qualitativamente através da análise de perguntas realizadas à amostragem. O questionário semiestruturado com cinco perguntas, foi aplicado através de chamada de vídeo para utilização do Google Forms à cinco professores estaduais do ensino fundamental. Afim de elucidar como ocorre o período de aulas durante o isolamento social e quais as adversidades enfrentadas referente à docência. Plataformas digitais e aplicativos e estão sendo massivamente utilizados neste período pandêmico. Entre eles, o Google Classroom e o Google Meet, facilitaram a comunicação e também o trabalho dos professores, para que estes conseguissem interagir com os alunos, da maneira mais natural possível, além de publicarem conteúdos e atividades. Sendo assim, apesar de desafiador, o período de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, trouxe inúmeros desafios, mas possibilitou a inserção de novas e úteis ferramentas no cotidiano escolar. Visto que quanto melhor a preparação para utilizá-las, melhores são os resultados de rendimento escolar obtidos. omo afirma Behrens (1996, p. 24) “Na busca da educação continuada é necessário ao profissional que acredita que a educação é um caminho para a transformação social” Marin (2005, p. 6) ressalta que: ¨ A formação continuada consiste em propostas que visem à qualificação, à capacitação docente para uma melhoria de sua prática¨
dc.language.iso 220617s2020####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Pandemia
dc.subject Formação continuada de professores
dc.subject Capacitação
dc.subject Ensino à distância
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Formação continuada para aulas remotas como apoio para os professores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples