dc.description.abstract |
Em 2019, o mundo se deparou com um novo vírus que se espalhou rapidamente pelo o mundo inteiro. Inevitavelmente seus efeitos chegaram aos sistemas escolares, onde às medidas foram a suspensão das aulas para evitar aglomerações. Modificou-se assim, a interação pessoal entre alunos e professores, sendo que as aulas foram e ainda são realizadas através de plataformas digitais. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi destacar a importância da formação continuada, durante a pandemia, em uma escola pública da cidade de Dom Pedrito/RS. O presente estudo apresentou-se o metodo hipotético dedutivo , de natureza aplicada, de característica descritiva abordado qualitativamente através da análise de perguntas realizadas à amostragem. O questionário semiestruturado com cinco perguntas, foi aplicado através de chamada de vídeo para utilização do Google Forms à cinco professores estaduais do ensino fundamental. Afim de elucidar como ocorre o período de aulas durante o isolamento social e quais as adversidades enfrentadas referente à docência. Plataformas digitais e aplicativos e estão sendo massivamente utilizados neste período pandêmico. Entre eles, o Google Classroom e o Google Meet, facilitaram a comunicação e também o trabalho dos professores, para que estes conseguissem interagir com os alunos, da maneira mais natural possível, além de publicarem conteúdos e atividades. Sendo assim, apesar de desafiador, o período de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, trouxe inúmeros desafios, mas possibilitou a inserção de novas e úteis ferramentas no cotidiano escolar. Visto que quanto melhor a preparação para utilizá-las, melhores são os resultados de rendimento escolar obtidos. omo afirma Behrens (1996, p. 24) “Na busca da educação continuada é necessário ao profissional que acredita que a educação é um caminho para a transformação social” Marin (2005, p. 6) ressalta que: ¨ A formação continuada consiste em propostas que visem à qualificação, à capacitação docente para uma melhoria de sua prática¨ |
|