REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A perspectiva do afeto em tempos de ensino remoto e sua importância no pós-pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Morais, Quéli Dornelles
dc.contributor.author Vaz, Carla Beatriz Diforene
dc.date.accessioned 2022-06-24T13:02:11Z
dc.date.available 2022-06-24T13:02:11Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2199
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do amor e do afeto nos processos de ensino-aprendizagem no momento atual e na realidade pós-pandemia, considerando a utilização ativa dos recursos tecnológicos. Buscamos nos concentrar no pensamento crítico de enfrentamento aos reflexos causados pelo cenário da COVID-193, considerando os prejuízos psicossociais, afetivos e econômicos causados pelo vírus e pelo distanciamento social. Ainda que estejamos em meio à pandemia e repletos de dúvidas e inseguranças, o momento atual é fundamental para identificar os deslocamentos nas estratégias de intervenção. A expectativa é que com o retorno das aulas, as escolas possam se deparar com novos desafios ainda mais complexos, nesse sentido, uma relação baseada no amor e no afeto se torna prerrogativa na busca por um trabalho ativo, interligando aluno, escola, família e comunidade em prol da construção e manutenção de uma sociedade livre e digna. Como síntese dos resultados da pesquisa destaca-se a incapacidade do Estado em oferecer o mínimo de condições básicas aos mais vulneráveis, com isso, aumentando o abismo da desigualdade social e fortalecendo a dimensão de luta por uma escola atuante com vistas ao poder que a educação exerce no futuro da nossa sociedade. A presente reflexão foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Gadotti (1985), Freire (1996), Alves (2000), Gentili e Alencar (2007), Cunha (2012), Marinho (2020) e Silva (2021).
dc.language.iso 220623s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Ensino remoto
dc.subject Afetividade - Escola
dc.subject Ensino-aprendizagem
dc.title A perspectiva do afeto em tempos de ensino remoto e sua importância no pós-pandemia
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento 37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples