dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do amor e do afeto nos processos de ensino-aprendizagem no momento atual e na realidade pós-pandemia, considerando a utilização ativa dos recursos tecnológicos. Buscamos nos concentrar no pensamento crítico de enfrentamento aos reflexos causados pelo
cenário da COVID-193, considerando os prejuízos psicossociais, afetivos e econômicos causados pelo vírus e pelo distanciamento social. Ainda que estejamos em meio à pandemia e repletos de dúvidas e inseguranças, o momento atual é fundamental para identificar os deslocamentos nas estratégias de intervenção. A expectativa é que com o retorno das aulas, as escolas possam se deparar com novos desafios ainda mais complexos, nesse sentido, uma relação baseada no amor e no afeto se torna prerrogativa na busca por um trabalho ativo,
interligando aluno, escola, família e comunidade em prol da construção e manutenção de uma sociedade livre e digna. Como síntese dos resultados da pesquisa destaca-se a incapacidade do Estado em oferecer o mínimo de condições básicas aos mais vulneráveis, com isso, aumentando o abismo da desigualdade social e fortalecendo a
dimensão de luta por uma escola atuante com vistas ao poder que a educação exerce no futuro da nossa
sociedade. A presente reflexão foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Gadotti (1985), Freire (1996), Alves (2000), Gentili e Alencar (2007), Cunha (2012), Marinho (2020) e Silva (2021). |
|