REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Letramentos sociais e existências na agenda do supervisor escolar

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dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Goulart, Cátia Cilene Diogo
dc.date.accessioned 2022-06-28T13:33:41Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2205
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo investigar ‘se’, e ‘como’ a supervisão escolar pode coordenar esforços e contribuir para edificar um trabalho coletivo que visa incrementar à prática pedagógica e à cultura escolar pelo viés dos letramentos sociais. Neste sentido, é possível avaliar o potencial de ações estrategicamente articuladas com os professores, com vistas a tornar os letramentos sociais parte da agenda de ensino e do projeto pedagógico da escola. Esta premissa tem esteio na concepção de que práticas sociais de letramento para além do letramento escolar dos sujeitos, sob a perspectiva ideológica, influenciam na sua formação crítica e na assunção de posturas destes sujeitos em contextos diversos, bem como favorece a valorização e reafirmação de existências plurais. São discutidas as possibilidades sobre o papel do supervisor em instigar e dar suporte aos docentes para criação de propostas de ensino que prestigiam os letramentos sociais. Os procedimentos metodológicos para realização deste estudo de abordagem qualitativa, incluíram a análise das respostas por meio de questionário investigativo, proposto aos supervisores e professores de uma escola estadual de ensino médio. Os resultados indicaram que o apoio da supervisão aos professores, na construção coletiva de proposições teoricamente embasadas na perspectiva sociocultural dos letramentos, entre outras questões, propiciou o desenvolvimento efetivo de algumas ações pontuais de formação e práticas pedagógicas, bem como mobilizou coletivamente a equipe de educadores durante o contexto de aulas remotas. Além disso, o estudo revelou a importância de organização e iniciativa da supervisão ao administrar, conduzir e dar continuidade aos processos e ações que contemplem os letramentos sociais na agenda de projetos educacionais.
dc.language.iso 220624s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Letramento social
dc.title Letramentos sociais e existências na agenda do supervisor escolar
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.213.3


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