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Este estudo tem como objetivo investigar ‘se’, e ‘como’ a supervisão escolar pode coordenar esforços e contribuir para edificar um trabalho coletivo que visa incrementar à prática pedagógica e à cultura escolar pelo viés dos letramentos sociais. Neste sentido, é possível avaliar o potencial de ações estrategicamente articuladas com os professores, com vistas a tornar os letramentos sociais parte da agenda de ensino e do projeto pedagógico da escola. Esta premissa
tem esteio na concepção de que práticas sociais de letramento para além do letramento escolar dos sujeitos, sob a perspectiva ideológica, influenciam na sua formação crítica e na assunção de posturas destes sujeitos em contextos diversos, bem como favorece a valorização e reafirmação
de existências plurais. São discutidas as possibilidades sobre o papel do supervisor em instigar e dar suporte aos docentes para criação de propostas de ensino que prestigiam os letramentos sociais. Os procedimentos metodológicos para realização deste estudo de abordagem qualitativa, incluíram a análise das respostas por meio de questionário investigativo, proposto aos supervisores e professores de uma escola estadual de ensino médio. Os resultados indicaram que o apoio da supervisão aos professores, na construção coletiva de proposições teoricamente embasadas na perspectiva sociocultural dos letramentos, entre outras questões, propiciou o desenvolvimento efetivo de algumas ações pontuais de formação e práticas pedagógicas, bem como mobilizou coletivamente a equipe de educadores durante o contexto de aulas remotas. Além disso, o estudo revelou a importância de organização e iniciativa da supervisão ao administrar, conduzir e dar continuidade aos processos e ações que contemplem os letramentos sociais na agenda de projetos educacionais. |
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