REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Desafios do orientador educacional da rede pública e privada de ensino do município de Bagé-RS em tempos de isolamento social

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dc.contributor.advisor Andrade, Rubya Mara Munhóz de
dc.contributor.author Vidart, Tainá Diana Moraes
dc.date.accessioned 2022-07-12T12:19:26Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2228
dc.description.abstract A presente investigação surge no período de isolamento social que foi necessário, em virtude da COVID-19, no ano de 2020 no Brasil. Diante desse cenário, as escolas de todo o país tiveram que reorganizar o planejamento e execução das aulas. Com isso, foi iniciada uma nova forma de trabalho na educação básica, o ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas da cidade do município de Bagé-RS, uma escola da rede pública e outra da rede privada. O problema de pesquisa foi proposto pela acadêmica do curso de especialização, pós-graduação latu sensu, em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação da UERGS\Bagé, identificando os maiores desafios que os orientadores educacionais e professores da rede pública e privada do município de Bagé\RS estão enfrentando durante o período de isolamento social. Para isso primeiramente foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: Paulo Freire (2014), Libâneo (2012), Badin(2020), Pedersetti(2020), Silva, (2020) e Antunes (2002), de modo a sustentar o tema abordado. A abordagem da pesquisa constituiu-se de metodologia qualitativa, Bogdan e Biklen (1994) caracterizada por uma pesquisa participante, de acordo com Bardin (2009). A mesma desenvolveu-se durante o estágio em orientação educacional da acadêmica, utilizando entrevistas realizadas com dois orientadores educacionais, dois professores e seis responsáveis pelos alunos das referidas escolas. Os resultados obtidos demonstram as dificuldades que as professoras e os alunos da escola pública estão enfrentando durante o período de isolamento social e a realidade da escola privada que é mais privilegiada. Através desse trabalho conseguimos revelar como as diferenças sociais afetam a educação em nosso país. Enquanto a escola pública tenta minimizar a fome e a falta de recursos, a escola privada se manteve com as melhores condições e suporte aos alunos.
dc.language.iso 220705s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Isolamento social
dc.subject Ensino remoto
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pandemia
dc.subject Orientação educacional
dc.title Desafios do orientador educacional da rede pública e privada de ensino do município de Bagé-RS em tempos de isolamento social
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.048.3


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