| dc.contributor.advisor | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| dc.contributor.author | Cavalheiro, Douglas Camargo | |
| dc.date.accessioned | 2022-07-12T12:21:16Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2230 | |
| dc.description.abstract | Discutir Gestão Democrática, suas possibilidades e seus limites é um grande desafio, dado a nossa própria vivência em democracia representativa O presente artigo traz para discussão esta temática, tendo como objetivo geral refletir acerca das interfaces entre gestão escolar democrática e a atuação do diretor na organização educacional. O estudo tem como objetivos específicos refletir sobre às relações de poder na gestão escolar; compreender o papel do diretor na organização educacional; e também entender como ocorre o processo democrático em um ambiente de aprendizagem coletiva. A pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho de revisão bibliográfica. Para tanto, apresenta-se uma revisão sobre os conceitos da gestão escolar, ampliando para discussão acerca da gestão escolar democrática e o papel do diretor escolar na organização dos espaços que compreendem a administração escolar. Entendemos que deve haver um trabalho em conjunto com a comunidade escolar a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, visto que uma gestão escolar democrática se constrói a partir de um diálogo com todos aqueles que estão envolvidos com a educação, mas que cabe ao diretor a responsabilidade, sendo a peça fundamental no processo democrático da gestão escolar. Na perspectiva de uma gestão escolar democrática, o diretor precisa ter a clareza que participação não se dá pela oportunidade, mas as ações afirmativas podem contribuir de forma significativa para abrir caminhos para o hábito de pensar, estudar e discutir coletivamente sobre a democratização escolar. | |
| dc.language.iso | 220705s2022####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Gestão escolar democrática | |
| dc.subject | Comunidade | |
| dc.subject | Diálogo | |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | |
| dc.title | Gestão escolar democrática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371 |