Discutir Gestão Democrática, suas possibilidades e seus limites é um grande desafio, dado a nossa própria vivência em democracia representativa O presente artigo traz para discussão esta temática, tendo como objetivo geral refletir acerca das interfaces entre gestão escolar democrática e a atuação do diretor na organização educacional. O estudo tem como objetivos específicos refletir sobre às relações de poder na gestão escolar; compreender o papel do diretor na organização educacional; e também entender como ocorre o processo democrático em um ambiente de aprendizagem coletiva. A pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho de revisão bibliográfica. Para tanto, apresenta-se uma revisão sobre os conceitos da gestão escolar, ampliando para discussão acerca da gestão escolar democrática e o papel do diretor escolar na organização dos espaços que compreendem a administração escolar. Entendemos que deve haver um trabalho em conjunto com a comunidade escolar a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, visto que uma gestão escolar democrática se constrói a partir de um diálogo com todos aqueles que estão envolvidos com a educação, mas que cabe ao diretor a responsabilidade, sendo a peça fundamental no processo democrático da gestão escolar. Na perspectiva de uma gestão escolar democrática, o diretor precisa ter a clareza que participação não se dá pela oportunidade, mas as ações afirmativas podem contribuir de forma significativa para abrir caminhos para o hábito de pensar, estudar e discutir coletivamente sobre a democratização escolar.