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O Livro Didático representa um instrumento importante na construção da aprendizagem, o qual, através da compreensão da linguagem fundamenta a prática em sala de aula. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar livros didáticos do 3º e 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da disciplina de Ciências Naturais, buscando constatações acerca da Educação Ambiental, em um contexto de construção de saberes que conduzam a ações que visem melhor qualidade de vida a partir da preservação do meio ambiente bem como à formação de sujeitos críticos e comprometidos com o cuidado da natureza. Dessa forma, ao analisar os livros citados, constatou-se a importância de manter uma postura crítica, evidenciando os aspectos que os mesmos apresentam e complementando a prática educativa oferecida nos livros adotados, comprometendo-se com a construção de aprendizagens significativas, refletindo e adotando medidas necessárias à sustentabilidade ambiental. Além disso, pode-se dizer que dos livros analisados o que melhor abordada a temática em estudo é da coleção Novo Pitanguá, visto que, foi o que mais se destacou nos itens analisados. |
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