REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Mulheres egressas da EJA em cursos de licenciatura no litoral norte

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Correa, Maria Ivanete da Silva
dc.date.accessioned 2022-07-19T09:51:26Z
dc.date.available 2022-07-19T09:51:26Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2266
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo saber quem são e quais expectativas apresentam duas mulheres egressas da EJA que frequentam cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Litoral Norte. Para tanto, apresenta como problema central de pesquisa, a seguinte questão: Quem são e quais expectativas apresentam duas mulheres egressas da EJA, que frequentam cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Litoral Norte? Como efeito, os objetivos específicos foram assim descritos: a) Compreender de que forma a EJA contribuiu para que as egressas da EJA chegassem ao Ensino Superior; b) Conhecer quais suas expectativas quando estavam na EJA olhando para o Ensino Superior; c) Perceber os motivos pelos quais optaram pela licenciatura e como se sentem no curso; d) Verificar como se percebem nesse contexto, na IES; e) Saber que expectativas futuras possuem. Para alcançar tais objetivos, a metodologia deste trabalho constituiu-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, com pesquisa de campo, cujo instrumento de produção de dados constituiu um questionário, que foi encaminhado às duas participantes deste estudo. O questionário e o termo de consentimento livre e esclarecido foram preenchidos, assinados e devolvidos pelas duas participantes, através de mensagens trocadas por e-mail. A Análise dos dados produzidos seguiu orientações da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) que permitiu a categorização por eixos, assim elencados: eixo 1: Memórias e contribuições da EJA para o ingresso no ensino superior; eixo 2: O ingresso nas licenciaturas e as percepções das egressas da EJA no ensino superior; e eixo 3: Realização profissional nas licenciaturas e as perspectivas futuras. Como principais resultados destacam-se que a EJA contribuiu significativamente, tanto para o ingresso como para a permanência de ambas nas licenciaturas que efetivam. A partir dos relatos das participantes, é possível compreender o quanto as políticas públicas de acesso e permanência no Ensino Superior são necessárias para lhes conceder as oportunidades de que precisam para vencer os desafios e seguirem em sua formação profissional. Destaca-se, ainda, que na base de suas expectativas se configura o engajamento e a militância de uma docência com compromisso com outras mulheres e homens que precisam concluir a educação básica.
dc.language.iso 220718s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Mulheres
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino superior
dc.title Mulheres egressas da EJA em cursos de licenciatura no litoral norte
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


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