REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A implementação do novo Ensino Médio - Resolução no4/2018 - no Instituto Estadual Rui Barbosa do Município de São Luiz Gonzaga/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Lopes, Ediane da Silva
dc.date.accessioned 2022-07-20T11:20:37Z
dc.date.available 2022-07-20T11:20:37Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2269
dc.description.abstract O presente artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido para a conclusão de curso de especialização em Gestão: Supervisão e Orientação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O projeto de pesquisa abordou a temática da implementação do Ensino Médio proposto na resolução no 4 de 17 de dezembro de 2018, numa escola estadual do município de São Luiz Gonzaga, localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo geral analisar como os jovens estudantes do Novo Ensino Médio do Instituto Estadual Rui Barbosa compreenderam e escolheram seu itinerário formativo, determinado pela portaria no 1432 de 28 de dezembro de 2018 e pela nova proposta de Ensino Médio. Como objetivos específicos a pesquisa buscou revisitar as bases teóricas da proposta de Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular e itinerários formativos, apresentar o Projeto Piloto do Novo Ensino Médio, implementada no Instituto Estadual Rui Barbosa e descrever como foi o encaminhamento da escolha dos itinerários formativos dos jovens estudantes no Instituto Estadual Rui Barbosa. A metodologia utilizada no processo investigativo foi uma pesquisa ação que se trata de revisitar as bases teóricas, a legislação e o Diário de Campo do ano de 2019, analisando todos os processos pelos quais a comunidade escolar caminhou durante a implementação do Projeto Piloto e escolha dos itinerários formativos. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados os Diários de Campo e a legislação vigente. As análises dos dados nos mostram que os jovens estudantes e suas famílias esperam que a escola ajude a desenvolver o seu projeto de vida, de maneira a permitir que ele esteja mais preparado para a continuação dos estudos e o mundo do trabalho. A partir da pesquisa realizada organizamos este artigo apresentando as concepções de ensino médio ao longo da história do Brasil, suas finalidades e perspectivas, até chegar à BNCC, aos Itinerários Formativos e ao Projeto de Vida dos estudantes. Num segundo momento apresentamos e analisamos as etapas da implementação do Projeto Piloto do Novo Ensino Médio no Instituto Estadual Rui Barbosa.
dc.language.iso 220719s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Ensino médio
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Currículo
dc.title A implementação do novo Ensino Médio - Resolução no4/2018 - no Instituto Estadual Rui Barbosa do Município de São Luiz Gonzaga/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.046.14


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples