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Este trabalho aborda o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil, com objetivo de compreender o papel da pré-escola nesse processo. A pesquisa apresenta carácter qualitativo, realizada a partir de um estudo de caso em uma escola da rede pública de Educação Infantil do Litoral Norte/RS, sendo utilizada, como técnica, a entrevista semiestruturada com três professoras de pré-escola. Nesta perspectiva, o suporte teórico baseia-se em autores da Educação Infantil, que discutem especialmente sobre infância, leitura e escrita, assim como em legislações e políticas destinadas a esta etapa da Educação Básica, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos norteadores da área. A entrevista gerou uma série de dados que, ao serem analisados, possibilitaram a organização em três eixos: a) o primeiro, que discute as percepções das professoras acerca da influência da Educação Infantil no processo de apropriação da leitura e escrita das crianças; b) o segundo, que reflete as práticas de leitura para além da decodificação, ou seja, pela via do prazer de ler destacando sua importância na infância; e c) o terceiro, que aborda a cultura escrita enfatizando o interesse das crianças pelas aprendizagens relacionadas à ler e escrever e as brincadeiras. Entende-se ser a apropriação da leitura e escrita um processo que antecede a escolarização, o qual deve ser vivenciado na Educação Infantil em consonância com a identidade pedagógica da etapa, sem antecipar aprendizagens; e considerando como eixos da prática pedagógica a brincadeira e as interações (BRASIL, 2009), num currículo centrado na experiência da criança e nos seus direitos de aprendizagem (BRASIL, 2017). |
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