REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura e escrita na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola do litoral norte/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gobatto, Carolina
dc.contributor.author Nascimento, Luiza Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-08-02T18:58:16Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2285
dc.description.abstract Este trabalho aborda o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil, com objetivo de compreender o papel da pré-escola nesse processo. A pesquisa apresenta carácter qualitativo, realizada a partir de um estudo de caso em uma escola da rede pública de Educação Infantil do Litoral Norte/RS, sendo utilizada, como técnica, a entrevista semiestruturada com três professoras de pré-escola. Nesta perspectiva, o suporte teórico baseia-se em autores da Educação Infantil, que discutem especialmente sobre infância, leitura e escrita, assim como em legislações e políticas destinadas a esta etapa da Educação Básica, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos norteadores da área. A entrevista gerou uma série de dados que, ao serem analisados, possibilitaram a organização em três eixos: a) o primeiro, que discute as percepções das professoras acerca da influência da Educação Infantil no processo de apropriação da leitura e escrita das crianças; b) o segundo, que reflete as práticas de leitura para além da decodificação, ou seja, pela via do prazer de ler destacando sua importância na infância; e c) o terceiro, que aborda a cultura escrita enfatizando o interesse das crianças pelas aprendizagens relacionadas à ler e escrever e as brincadeiras. Entende-se ser a apropriação da leitura e escrita um processo que antecede a escolarização, o qual deve ser vivenciado na Educação Infantil em consonância com a identidade pedagógica da etapa, sem antecipar aprendizagens; e considerando como eixos da prática pedagógica a brincadeira e as interações (BRASIL, 2009), num currículo centrado na experiência da criança e nos seus direitos de aprendizagem (BRASIL, 2017).
dc.language.iso 220719s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Leitura
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Escrita
dc.title Leitura e escrita na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola do litoral norte/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41/.45


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples