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Este artigo se constitui do trabalho final de Conclusão de Curso, proposto na Especialização Gestão em Educação: Supervisão e Orientação Escolar, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade de São Luiz Gonzaga. A presente pesquisa teve como objetivo a reflexão sobre os marcos históricos da educação, as normatizações que embasam a escola do campo e a educação rural na interlocução com o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Queiroz Tabuleiro - Dezesseis de Novembro/RS, buscando compreender as mobilizações e desafios dos Gestores de escolas localizadas no meio rural. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa documental e bibliográfica através de revisão da literatura existente sobre os marcos históricos e normativos da educação principalmente sobre a escola do campo/rural, abordando a legislação seguida pelo estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Queiroz Tabuleiro - Dezesseis de Novembro/RS. Foi destacado, no desenvolvimento deste estudo, o que os autores e documentos falam sobre as políticas relacionadas a educação do campo e as escolas rurais, e quais os desafios enfrentados para a Gestão voltada para melhoria da qualidade educacional no meio rural. No desenrolar da pesquisa, mesmo que de cunho bibliográfico, compreendeu-se que o papel da direção da escola é fundamental, pois com sus liderança agrega a população e cria espaços de acolhimento, contemplando a curiosidade acadêmico-cientifica de compreender a importância da gestão escolar. |
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