REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Escola do campo: um estudo sobre os marcos históricos/normativos e o projeto político pedagógico

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Luz, Arisa Araújo da
dc.contributor.author Bocacio, Maria Eliza Barcellos
dc.date.accessioned 2022-08-03T11:06:57Z
dc.date.available 2022-08-03T11:06:57Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2292
dc.description.abstract Este artigo se constitui do trabalho final de Conclusão de Curso, proposto na Especialização Gestão em Educação: Supervisão e Orientação Escolar, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade de São Luiz Gonzaga. A presente pesquisa teve como objetivo a reflexão sobre os marcos históricos da educação, as normatizações que embasam a escola do campo e a educação rural na interlocução com o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Queiroz Tabuleiro - Dezesseis de Novembro/RS, buscando compreender as mobilizações e desafios dos Gestores de escolas localizadas no meio rural. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa documental e bibliográfica através de revisão da literatura existente sobre os marcos históricos e normativos da educação principalmente sobre a escola do campo/rural, abordando a legislação seguida pelo estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Queiroz Tabuleiro - Dezesseis de Novembro/RS. Foi destacado, no desenvolvimento deste estudo, o que os autores e documentos falam sobre as políticas relacionadas a educação do campo e as escolas rurais, e quais os desafios enfrentados para a Gestão voltada para melhoria da qualidade educacional no meio rural. No desenrolar da pesquisa, mesmo que de cunho bibliográfico, compreendeu-se que o papel da direção da escola é fundamental, pois com sus liderança agrega a população e cria espaços de acolhimento, contemplando a curiosidade acadêmico-cientifica de compreender a importância da gestão escolar.
dc.language.iso 220802s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Gestão escolar
dc.subject Supervisão
dc.subject Acolhimento
dc.subject Meio rural
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Escola do campo: um estudo sobre os marcos históricos/normativos e o projeto político pedagógico
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.7(1-22)


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples